• Matéria: Português
  • Autor: 0liveiraluc
  • Perguntado 7 anos atrás

Bocage e considerado o melhor escritor português do século XVlll. fale sobre sua vida e principais obras.

Respostas

respondido por: eliana2121
5

Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage nasceu em Setúbal, dia 15 de Setembro de 1765. Filho do advogado José Luís Soares de Barbosa e de Mariana Joaquina Xavier l'Hedois Lustoff du Bocage, ambos descendentes da região da Normandia.

Bocage era um dos seis filhos do casal e como previsto, teve uma boa educação, estudando línguas (francês, latim, italiano) e literaturas.

A despeito disso, o poeta apresentava um comportamento inquieto, aventureiro e polêmico, e mais tarde chegou a ter uma vida boemia.

Na infância passou por momentos difíceis, posto que seu pai foi preso quando tinha apenas seis anos e ficou órfão de mãe, aos 10 anos.

Fez parte do exército e da marinha portuguesa. Viajou para o Brasil, África, China e na Índia e exerceu o posto de guarda-marinha. Em 1790, retorna a Lisboa iniciando sua vida literária, da qual se dedicou até o resto de seus dias.

Nesse mesmo ano, participou das Arcádias, denominadas as associações literárias da época, onde foi convidado e aderindo à "Academia das Belas Letras" ou "Nova Arcádia".

Foi um dos mais influentes poetas portugueses donde adota o pseudônimo Elmano Sadino. Foi perseguido e preso pela Inquisição, de forma que satirizou a Igreja e o poder clerical. Nesse momento sua obra reflete tendências pré-românticas.

Faleceu em Lisboa, dia 21 de Dezembro de 1805, vítima de aneurisma. Na casa onde arrendou e viveu com sua irmã, no Bairro Alto, em Lisboa, localizada na Travessa André Valente, n.º 25, possui uma lápide dedicada ao poeta: “Aos 21 de Dezembro de 1805 faleceu nesta casa o poeta Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage”.

Principais Obras

Já dizia o próprio poeta: “Rasga meus versos. Crê na eternidade”. A obra de Bocage está repleta de lirismo, erotismo, individualismo e sátiras com uma linguagem neoclássica, ou seja, clara, abreviada, correta e pomposa. Os temas mais explorados são: bucólicos, pastoris e da mitologia clássica.

Além disso, realizou traduções e escreveu poesias eróticas, burlescas e satíricas e outros gêneros literários como odes, canções, idílios, epístolas, fábulas. Algumas de suas obras:

Morte de D. Ignez de Castro

O Triunfo da Religião

A Pavorosa Ilusão

A Virtude Laureada

À Puríssima Conceição de Nossa Senhora

Elegia

Convite à Marília

Improvisos de Bocage

Idílios Marítimos

Mágoas Amorosas de Elmano

Queixumes do Pastor Elmano Contra a Falsidade da Pastora Urselina

Perguntas similares