• Matéria: História
  • Autor: higor4786
  • Perguntado 7 anos atrás

3) Transcreva para seu caderno os acontecimentos a seguir de acordo com a sequência cronológica :

a) Eleito tribuno da plebe, Tribério Graco propôs leis que evitavam a concentração de terras em Roma e beneficiavam os camponeses
b) Os plebeus são autorizados a se casar com patrícios
c) Cartago é derrotada nas guerras Pénicas e se transforma em província romana
d) Os romanos derrubaram o último rei etrusco e instauram a república
e) Uma revolta de escravos se espalha pela Península Itálica mobilizando milhares de cativos contra o poder de Roma

Gente me ajuda eu não consigo fazer esta questão, faz dois dias que estou pesquisando, me ajudem por favor

Respostas

respondido por: joaovitorrs201
9

Resposta:

Explicação:

respondido por: nataliafransantos
18

Os acontecimentos segundo ordem cronológica de fatos ocorridos na Roma Antiga foram:  

d) Os romanos derrubaram o último rei etrusco e instauram a república. (509 a. C)

b) Os plebeus são autorizados a se casar com patrícios (445 a. C).

c) Cartago é derrotada nas guerras Púnicas e se transforma em província romana (146 a. C).

a) Eleito tribuno da plebe, Tibério Graco propôs leis que evitavam a concentração de terras em Roma e beneficiavam os camponeses. (133 a. C).  

e) Uma revolta de escravos se espalha pela Península Itálica mobilizando milhares de cativos contra o poder de Roma (73 a 71 a.C).  

Em sua história, a Roma Antiga possuiu três fases: a Monarquia, a República e o Império. Durante a fase de Monarquia (735 a. C a 509 a. C), Roma foi governada por reis latinos e etruscos. Os reis eram eleitos pelo Senado Romano. Durante este período, Roma foi governada por 4 reis latinos e 3 etruscos.  

O último rei romano era etrusco e foi deposto pelo senado, pois tentou governar acima das leis romanas. Após sua deposição, ocorre o período da República, a partir do ano de 509 a.C.

Em sua organização social, Roma era formada por patrícios, plebeus e escravos. Os patrícios eram os grandes proprietários de terras, os plebeus eram os indivíduos mais pobres da sociedade e os escravos eram a base do trabalho em Roma.

Durante a expansão do território e o estabelecimento de Roma como um grande império comercial, os interesses romanos entram em choque com os interesses de Cartago, dando origem às Guerras Púnicas, que termina com a total destruição de Cartago.

Com expansão do território durante a República, houve aumento no número de cidadãos, aumentado a pressão por parte dos plebeus para terem acesso a maiores direitos, onde surgiram os Tribunos da Plebe. A eleição de Tibério Graco, foi importante para aprovar uma lei que garantia a distribuição de terras para o povo.

As revoltas de escravos,  liderada por Espártaco envolveu cerca de 80 mil pessoas e o exército romano precisou se reorganizar para colocar fim à revolta.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/32596598

Anexos:
Perguntas similares