Respostas
Latitude: ela interfere na incidência de raios solares recebidos por determinada região. Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Consequentemente, as temperaturas médias desses lugares próximos ao Equador serão maiores; e, quanto mais afastado do Equador for o lugar, menores serão as temperaturas. A latitude é o fator responsável pela diferenciação das zonas climáticas: tropical, temperada e polar.
Altitude: quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar. Consequentemente, a temperatura tende a ser menor, pois nessas condições as moléculas de ar, em baixa concentração, não conseguem reter calor e umidade.
Massas de ar: são grandes porções de ar da atmosfera que se estendem por milhares de quilômetros. Formam-se numa superfície homogênea, pela pressão atmosférica. Suas características – quente, fria, úmida, seca – dependerão das condições do ambiente em que se formaram e por onde farão sua trajetória. Existem seis tipos de massas de ar: oceânica (úmida), continental (seca), tropical e equatorial (quente), temperada e polar (frias). Não raro, muitas dessas massas se encontram durante seu deslocamento, havendo uma troca de calor e umidade entre elas.
Continentalidade e Maritimidade: correspondem à maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Além de exercerem variação na umidade, interferem também na temperatura da região. Por exemplo, em lugares que sofrem influência da continentalidade (localizados no interior do continente, distantes dos oceanos) há uma variação maior da temperatura ao longo do dia, com altas taxas de amplitude térmica.
Correntes Marítimas: são porções de águas extensas que fazem um movimento de descolamento nos oceanos. São movimentadas pelas ações dos ventos e pelo movimento de rotação da Terra. As correntes marítimas têm o poder de interferir na temperatura atmosférica e no movimento das massas de ar.
Os fatores climáticos dizem respeito à altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, relevo, vegetação e correntes marítimas.
O clima pode ser influenciado pela altitude, ou seja, quanto mais alta for a região, mais a sua temperatura tende a diminuir e ficar mais frio, como é o caso das regiões montanhosas. Caso a localidade seja mais baixa, isto é, próxima do nível do mar, a sua temperatura tende a se elevar.
O clima de regiões próximas à Linha do Equador (de baixa latitude) tende a ser mais quente, com temperaturas mais elevadas. Já em localidades mais afastadas da Linha do Equador, o clima costuma ser mais frio, como é o caso do Canadá e da Rússia.
Outros fatores são a maritimidade e as correntes marítimas, onde há influência do mar com o continente. Locais do litoral tendem a ser mais úmidos que locais mais afastados do mar. Isso se dá por conta da evaporação da água do oceano.
Já as vegetações agem ofuscando o Sol e fazendo com que o ambiente seja mais frio. Quanto mais árvores tiver na região, haverá mais umidade e menos alcance dos raios solares.
O relevo é responsável por influenciar nas temperaturas das localidades. Em uma região mais montanhosa, o ar torna-se menos disperso, fazendo com que as regiões próximas não recebam este ar, culminando em altas temperaturas.
Massa de ar constitui a movimentação do clima. Assim, se há massa de ar na Linha do Equador, a localidade próxima será mais quente. Já as massas de ar dos polos são mais frias. Tal diferença ocorre por conta da distinção de pressão atmosférica do mundo.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/7438442