• Matéria: Filosofia
  • Autor: luceliaapsouza
  • Perguntado 7 anos atrás

resenha apresentando o mito, como uma narrativa primordial. Entendendo o pensar filosófico como um pensar crítico e problematizar, ou seja, o ato de filosofar: o dogmatismo, o saber comum, o pensamento ideológico e o pensamento pré-socrático.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
6

Bom dia !

O mito foi uma uma maneira do homem se relacionar com a própria vida, uma maneira de explicar fenômenos, de dar significados aos comportamentos.

Porém, a filosofia nasceu da necessidade de entender tais fenômenos de enteder como o mundo e o homem se relacionam, de compreender o próprio homem. Há uma quebra do dogmatismo, ou seja, um pensamento direcionado uma só ideia e tida como verdadeira e única pelo indivíduo.

A filosofia também é um rompimento com o saber comum, aquele onde não há provas, apenas experiências empíricas, ali se desenvolvem as questões que visam descobrir novas formas de entender o mesmo.

Neste sentido, o pensamento ideológico transcende a ideia de uma só verdade, a filosofia nasce de um pensamento pré-socrático, onde espera-se compreender o homem através da natureza.

Perguntas similares