Respostas
2 respostas · História
Melhor resposta
• Principal projeto do governo foi realizar a “abertura política” – “lenta, gradual e segura”. Processo de redemocratização do país, intervencionismo estatal atingiu seu auge.
• Problemas com energia devido a crise de 1973 (substituição do petróleo por outras energias):
- construção de usinas hidrelétricas como Itaipu e Tucuruí.
- projeto Nuclebrás: acordo nuclear entre Brasil e Alemanha ocidental para construção das caríssimas e ineficientes usinas de Angra dos Reis (RJ).
- campanha Proálcool: álcool nacional como fonte de combustível, estimulo a expansão da lavoura canavieira.
• O presidente estava contra os linha-dura (não concordavam com a abertura política) representados pelo general Ednardo d’ávila melo, responsável pelo assassinato do jornalista Wladimir Herzog e do operário Manoel Fiel Filho, o general alegava que ambos tinham cometido suicídio.
• Retrocesso na abertura política (temendo o rápido avanço do MDB, partido de oposição):
- lei falcão (1976): limitava a propaganda eleitoral no rádio e na tv (tirou o discurso dos candidatos). Na TV, apareciam apenas fotos e números.
- percebendo que a arena iria perder a maioria no congresso, fechou o congresso e impôs o“pacote de abril” – leis que estabeleciam nomeação de senadores “biônicos”(1/3 dos senadores seriam nomeados pelo governo), aumento da bancada de deputados federais do Norte e Nordeste (onde tradicionalmente a ARENA vencia), mandato de seis anos para presidente, continuidade de eleições indiretas para governadores.
• A grande insatisfação com o regime militar desencadeou uma onda de protesto de vários grupos da sociedade entre 78 e 79: a OAB, a UNE, a CNBB e as greves do movimento operário (destaque para Luís Inácio Lula da Silva, do sindicato de metalúrgicos do ABC paulista).
• Em outubro de 1978, o AI-5 foi extinto.