5)
Leia com atenção
Toda a construção de imagem, e, principalmente, quando se trata da imagem do "outro" agravada por ser um "outro" distante geograficamente, passa atualmente por sua representação nos meios de comunicação social. Eles estabelecem uma forma de ver e interpretar o mundo e os "outros", mesmo que virtualmente. Apesar de ser virtual, essa representação permeia a forma de pensar e de ver da sociedade, a ponto de ela tomar como referência válida a maneira como se abordam certas questões.
(SEMEDO, Emerson Pimentel. A construção da imagem da África pela mídia brasileira. Monografia. Universidade Federal de Goiás. 2005, p. 20)
Sobre o papel da mídia na constituição da imagem que temos sobre a África, analise as afirmações e indique V para verdadeira e F para falso.
( ) Geralmente as notícias veiculadas na mídia apresentam uma imagem da África como um continente pobre economicamente, marcado por doenças e guerras étnicas.
( ) A mídia muitas vezes é tomada como fonte de informações para produções didáticas, reforçando a visão pejorativa sobre o continente africano.
( ) O estudo da história africana, pelo viés proposto pela lei 10.639/03, pode representar um contraponto a visão de África veiculada pela mídia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V –V –V.
b)
F – F – F.
c)
V – F – V.
d)
F – V – F.
e)
F – F – V.
6)
Com base em seus estudos, e na citação abaixo, assinale a alternativa que apresenta a concepção de África mais comum nos livros didáticos:
"Ensinar história da África aos alunos brasileiros é a única maneira de romper com a estrutura eurocêntrica que até hoje caracterizou a formação escolar brasileira." (Mattos, 2003, p.135).
Alternativas:
a)
A História da África é apresentada como parte integrante da história mundial.
b)
A África é representada como a fonte de mão-de-obra para o Brasil Colonial, desconsiderando sua importância histórica para o desenvolvimento da humanidade.
c)
A concepção de África que prevalece nos livros didáticos é marcada pela valorização da diversidade sócio cultural do continente.
d)
O foco na história europeia é uma característica do ensino de história no Brasil, no entanto, não há prejuízo ao ensino e aprendizado da história de outros continentes e sociedades.
e)
Os livros didáticos apresentam a história da África por um viés etnocêntrico, colocando o continente como o berço da humanidade.
Respostas
5 -
I e III são verdadeiras, de modo que, por um lado, a mídia transmite uma descrição padronizada da África, ressaltando o que ela apresenta de indesejável em contraposição a uma África de múltiplas realidades e, por outro, a escola tem tentado mudar esta visão da África nos últimos anos, sendo um exemplo disto o PL citado.
II é falsa, pois os livros didáticos tomam como fonte de informação os trabalhos acadêmicos, devendo afastar-se das superficialidades divulgadas pela mídia.
É correta a alternativa C.
6 -
É correta a alternativa B, uma vez que a África só aparece, no ensino da história do Brasil, como a "fonte" dos povos escravizados brasileiros, com uma rápida passagem sobre o Egito - sem associá-lo à realidade africana - e sem mais menções aos eventos não-coloniais no continente.