Respostas
A Grã-Bretanha, em plena Segunda Revolução Industrial, buscava avidamente mercados consumidores para seus produtos industrializados, porém as medidas protecionistas chinesas dificultavam o acesso dos britânicos ao amplo mercado consumidor chinês, Como não conseguiam ampliar o comércio de mercadorias com os chineses, os ingleses passaram a vender ópio, de forma ilegalara a população da China como forma de ampliar os lucros. o opio era viciante e fazia muito mal a saude tornando o vicio uma epedmia, o goveno chines enviou uma carta a rainha da inglaterra protestando o comercio ilegal, os ingles continuaram a vender em 1839 o chineses atacaram um carregamento de opio. O governo britânico considerou o ataque uma grande afronta aos seus interesses comerciais e ordenou a invasão armada à China, dando início a Primeira Guerra do Ópio.
resumido; o governo europeu queria expandir seu comercio mas a china se fechava enquanto a isso, mas os ingleses comesarao a verder o opio ilegalmente, o chineses atacaram os ingles, e eles revidaram.
A Segunda Guerra do Ópio (1856 a 1860)
Foi uma continuação da Primeira Guerra do Ópio, porém a Inglaterra contou com a França e a Irlanda como aliadas contra os chineses.
https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_do_opio.htm