Segundo Paulino (2008, on line) “A desarmonia é um grande problema social, dada a sua alta incidência (1 de 4 casais americanos declararam-se infelizes em seu casamento). A infelicidade não parece ser um estado transitório, pois há um aumento na insatisfação com o casamento proporcionalmente ao seu tempo de existência. A insatisfação matrimonial tende a aumentar, na medida em que aumenta a duração do casamento. A experiência clínica tem mostrado que o período mais crítico é o dos dois primeiros anos que sucedem a separação. Existe muita dificuldade em aceitar a separação como algo definitivo tanto para os pais quanto para os filhos. Entre os sentimentos negativos mais freqüentemente encontrados destacamos a(o): tristeza; isolamento; raiva; culpa; ansiedade; depressão; insegurança; medo; e solidão. O processo de separação, inserido como está nos valores culturais da sociedade, deixa um pequeno espaço para a experiência bem sucedida, pois está associado com: trauma emocional; perda de recursos financeiros; senso de fracasso; e auto-estima rebaixada. O ajustamento à separação é menos doloroso hoje em dia devido ao fato de que nossa cultura tem ficado cada vez mais dessensibilizada e aceita a dissolução conjugal, a família de um só pai e o re-casamento.”
Com relação à separação dos pais, observe as assertivas:
I. O núcleo familiar definitivo existia na época em que não havia a instituição do divórcio.
II. Egocentrismo e o individualismo contribuem para o afastamento familiar e afetivo o que pode ser fator determinante para o fim da relação conjugal e o divórcio.
III. Historicamente podemos observar a infelicidade eterna sem a possibilidade de divórcio e a banalização do divórcio como única ferramenta possível para solução do problema conjugal.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa III está correta.
b. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c. Apenas a afirmativa II está correta.
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Respostas
Olá, tudo bem?
Alternativa e) As afirmativas I, II e III estão corretas.
I. Verdadeiro - O conceito de núcleo familiar tradicional (pai, mãe, filho e filha) estava presente na sociedade pré-democrática, onde a dissolução do casamento não era permitida legalmente, de forma que o homem era tido como chefe provedor da família e a mulher como responsável pela casa e pelos filhos.
II. Verdadeiro - A possibilidade da dissolução do vínculo matrimonial trouxe vantagens e desvantagens, pois, ao mesmo tempo em que um casal não é mais obrigado por força da lei a permanecer casado até o fim da vida, questões como egocentrismo e individualismo tendem a imperar na relação, fazendo com que muitos companheiros não se esforcem na relação conjugal mediante a facilidade do divórcio.
III. Verdadeiro - Como citado acima, a impossibilidade do divórcio prende a liberdade pessoal a medida em que casais infelizes são obrigados a permanecer casados, por outro lado, a banalização do divórcio trouxe certa futilidade as relações sociais.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
I, II E III estao corretas
Explicação:
corrigido pelo ava