1)
O termo Guerra Fria já encerra em si uma contradição. Durante a segunda metade do século XX, o fenômeno opôs as duas superpotências mundiais (URSS e EUA), em um cenário de medo pelo perigo iminente de destruição da humanidade diante de um possível – mas pouco provável – conflito nuclear. A respeito da Guerra Fria, é CORRETO afirmar que:
Alternativas:
a)
A Guerra Fria, objetivamente, foi sustentada por um calculado equilíbrio de poder entre as superpotências que, embora desigual em termos geopolíticos, permaneceu tacitamente aceito por ambos os lados.
b)
O fenômeno da Guerra Fria gerou um contexto global de tranquilidade, que durou praticamente toda a segunda metade do século XX, uma vez que os países considerados neutros colaboravam para manter o equilíbrio de forças.
c)
Embora ambos não tenham chegado a entrar em guerra entre si, buscavam, com a chamada Guerra Fria, garantir hegemonia sobre outros países.
d)
Durante a Guerra Fria, a ideia de realização de um conflito nuclear era apenas um produto da ficção e do medo, já que as duas superpotências não dispunham de viabilidade política e tecnológica à época.
e)
Período de extrema calmaria, não foi registrado nenhuma revolução política e social em nenhum pais, tanto da América, quanto da Ásia que pudesse abalar as estruturas de ambos países aliados.
2)
A perspectiva da modernização conservadora foi discutida no Seminário de Araxá, organizado pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais). O Seminário de Araxá em março de 1967 examinou a questão da:
Alternativas:
a)
Ideologias do Serviço Social.
b)
Metodologias do Serviço Social
c)
Reconceituação do Serviço Social
d)
Instrumentalidade do Serviço Social
e)
Teorização do Serviço Social
3)
Na entrada dos anos de 1960 o Serviço Social vivia um período conturbado pelo agravamento das expressões da "Questão Social. Nesse sentido, pode-se afirmar que "questão social", na época ainda era entendida por:
Alternativas:
a)
Desigualdades sociais.
b)
Conjunto das expressões das deformidades sociais.
c)
Problemas relativos exclusivamente à pobreza.
d)
Características da população em estado de miserabilidade.
e)
Pobreza como sinônimo de problemas de caráter.
4)
A reflexão profissional no Serviço social durante o período de vigência e crise da ditadura militar no Brasil:
Alternativas:
a)
Afasta-se da tradição positivista e do pensamento marxista.
b)
Resiste ao movimento de laicização da profissão.
c)
Expressa a renovação profissional adequada à autocracia burguesa.
d)
Resgata tendências críticas que propõem rupturas politico-sociais.
e)
Está expressa nos documentos dos Seminários de Sumaré e Teresópolis.
5)
A intenção de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo se explicitou pela primeira vez, durante o período da ditadura militar (1964/1984) quando o país se encontrava sob as ordens da autocracia burguesa. O marco desse processo de ruptura do Serviço Social com o conservadorismo, que pretendia romper com o "Serviço Social tradicional", do ponto de vista teórico-metodológico, formativo e interventivo ficou conhecido como:
Alternativas:
a)
Método Teresópolis
b)
Método de B.H
c)
Método Positivista
d)
Método de Araxá
e)
Método Neotomista
Respostas
1) C 2) E 3) A 4) C 5) B
Olá!
É recomendável que deixe o mínimo de perguntas possível, para poder ajudar melhor a resolver suas dúvidas.
1) Chama-se Guerra Fria porque os Estados Unidos e a União Soviética nunca enfrentaram diretamente do ponto de vista militar, porque s países considerados neutros colaboravam para manter o equilíbrio de forças.
As principais causas da Guerra Fria podem ser resumidas como: A União Soviética queria espalhar sua ideologia comunista para o mundo inteiro, o que alarmou os americanos, que odiavam esse sistema político.
Durante cinco décadas, a União Soviética e os Estados Unidos foram as duas potências mundiais hegemônicas que disputaram a influência sobre o resto dos países do planeta.
Embora esses confrontos não tenham desencadeado uma guerra mundial, a gravidade dos conflitos econômicos, políticos e ideológicos marcou uma parte significativa da história da segunda metade do século XX.
A alternativa correta é: B