Questão objetiva. Leia o excerto do artigo que segue e depois responda ao que é proposto.
“A busca pelo respeito à liberdade de religião e de culto e o reconhecimento da diversidade religiosa a partir dos parâmetros dos direitos humanos torna-se um desafio cotidiano. O respeito à liberdade e à diversidade religiosa implica na aceitação e no reconhecimento como parte da realidade humana. O respeito à diversidade perpassa o aprendizado de superação dos preconceitos, discriminações e intolerâncias em que não se coloca o próprio sistema de valores e verdades como parâmetro universal para todas as pessoas. Liberdade religiosa não pode ser confundida com liberdade de promoção religiosa em espaços de órgãos públicos e a interferência da religião e seus sistemas de verdade nos atos civis de interesse público. As religiões, ao mesmo tempo em que devem ser respeitadas, precisam exercer o respeito às diferenças e às diversidades, aprendendo a conviver em sociedade livre e democrática, promovendo a igualdade, a justiça, a solidariedade, a liberdade de expressão, convicção ou crença, a superação dos preconceitos e discriminações e os direitos humanos.” (Fonte: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2638)
Com base no texto acima, assim como em correlação com os conteúdos trabalhados no capítulo nove, podemos considerar a realidade religiosa brasileira nos seguintes termos:
I – desde seu descobrimento, o Brasil é um país marcado pela liberdade religiosa. A marca dessa religiosidade nota-se desde o século XVI, quando os diversos grupos europeus estavam representados no Brasil.
II – a presença protestante no Brasil é fruto de interesses políticos, civis e religiosos do governo brasileiro que proporcionou a chegada de grupos religiosos distintos na época da República com vistas ao cumprimento da Constituição Brasileira que previa a liberdade religiosa.
III – a proposta do texto acima é perfeitamente visível na realidade religiosa brasileira, especialmente, depois que os grupos pentecostais e neopentecostais foram organizados e se inseriram no cenário político nacional.
IV – a presença dos cultos afro-brasileiros remonta à época do descobrimento quando os primeiros africanos vieram da África. Sua organização como grupos religiosos livres ocorre após o movimento de libertação dos escravos.
V – O espiritismo está presente no Brasil, praticamente, desde as suas origens na Europa. Hoje, muito mais do que um grupo religioso, os aspectos moral e ético caracterizam os praticantes do espiritismo.
É correto o que se afirma em: Peso: 1.0
apenas III.
apenas IV e V.
apenas I e V.
apenas II, III e IV.
I, II, III, IV e V.
Respostas
respondido por:
2
Bom dia !
I - Falsa. Quando no descobrimento do Brasil, os indíos e os outros povos que aqui moravam passaram a ser catequizados pelos jesuítas, de forma a pensar que suas crenças não eram " certas".
II- Falsa. A primeira Cosntituição brasileira, ao contrário do que é hoje, declarava como religião oficial o Catolicismo.
III- Verdadeira. Entende-se aqui que a liberdade religiosa muitas vezes não respeita a religião do outro, e isso deve começar a acontecer.
IV - Verdadeira. Apesar de manifestarem sua religião muito antes da liberdade, os escravos só tiveram este direito após a libertação, mas ainda sofrem muitos preconceitos ainda hoje.
V- Verdadeira,o espiritismo noi Brasil surge por volta do ano de 1845.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás