O simples nascer investe o indivíduo de uma soma inalienável de direitos, apenas pelo fato de ingressar na sociedade humana. Viver, tornar-se um ser no mundo, é assumir, com os demais, uma herança moral, que faz de cada qual um portador de prerrogativas sociais. Direito a um teto, à comida, à educação, à saúde, à proteção contra o frio, a chuva, as intempéries; direito ao trabalho, à justiça, à liberdade e a uma existência digna. SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade São Paulo, 2007. A respeito de cidadania, é correto afirmar:
Respostas
As alternativas são:
A) A consagração da cidadania ocorre quando há respeito ao indivíduo e, como um direito, ela atinge toda a sociedade, conferindo a todos garantia.
B) A atuação cidadã nada mais é do que a habilidade individual de fazer valer seus interesses, mesmo diante da resistência de outros.
C) A noção de cidadania, nas sociedades antigas, difere da existente na moderna, porque, atualmente, ela se apóia na noção de pertencimento e influência.
D) Os cidadãos, nas sociedades modernas, são todos aqueles que estão em condições aptas de opinar sobre os rumos da sociedade.
E) O momento específico de se exercer a cidadania, nos países desenvolvidos, é quando se opina e vota.
A é verdadeira, de modo que se a cidadania "só existir no papel" ela não terá qualquer significado. É quando os cidadãos tem direitos, e estes são efetivamente respeitados, que há a cidadania.
B é falsa, cidadania é ter voz, voto e sua dignidade respeitada, assim como respeitar os seus deveres e os demais concidadãos.
C é falsa, era na idade antiga que se definia deste modo.
D é falsa, são cidadãos todos os sujeitos, aptos ou não.
E é falsa, pois quando se participa de uma ONG, por exemplo, a cidadania está sendo exercida, não se limitando ao voto.