Respostas
Atualmente os indicadores sociais,como taxa de mortalidade infantil,taxa de analfabetismo, nível de desemprego, grau de indigência e pobreza,
Índice de Desenvolvimento Humano e outros, são conceitos corriqueiramente citadosna mídia e nos debates políticos. Cada vez maisjornalistas, lideranças populares, políticos e a populaçãoem geral se utilizam de indicadores sociais para avaliar osavanços ou retrocessos nas condições de vida da população, apontando a eficácia ou ineficácia dos resultados das políticas públicas.
Finalmente, depois de muito tempo, os indicadores sociais passaram a integrar o vocabulário corrente dos agentes políticos responsáveis, em última instância, pela definição das prioridades das políticas sociais e alocação dos recursos públicos. Hoje, os indicadoressociais deixaram de figurar apenas nos diagnósticos e relatórios governamentais, ganhando um papel maisrelevante nas arenas de discussão político-social dasociedade brasileira.
As estatísticas sempre serão um instrumento básico para pautar as medidas evolutivas da economia e da sociedade, e ora também da sua sustentabilidade.