Para a nossa ATD2 – Vamos relacionar ideias sobre o excerto da Aula 16_A Teoria de Lev Seminovitch Vygotsky e o excerto do Capítulo 2, p. 37 do livro a PEDAGOGIA DO OPRIMIDO de Paulo Freire, dois textos como referências.
Lev Vygotsky e Paulo Freire - ressalta a importância e a necessidade de se entender a existência humana a partir do reconhecimento de que todos os homens são sujeitos históricos. Atributos dados aos seres humanos: a sua presença no mundo como sujeito.
Vygotsky tornou-se o principal expoente da abordagem psicológica históricocultural, que concebe o sujeito socialmente inserido num meio historicamente construído. Enquanto veiculador da cultura, o meio se constitui em fonte de conhecimento.
No pensamento de Paulo Freire, a relação sujeito-sujeito e sujeito-mundo são indissociáveis. Como ele afirma (2002, p. 68), "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".
Respostas
respondido por:
0
Olá!
Freire dialoga sobre a educação libertadora e autônoma como uma forma de desenvolver o senso crítico do aluno, sendo um elemento muito importante em sua formação, buscando elementos da socialização, da cultura como um todo tendo a interação entre os alunos e o conteúdo passado como pilares na formação, de forma ética, respeitando o equilíbrio social.
Vigotsky buscou analisar o indivíduo e como suas relações subjetivas se davam em relação ao meio, ou melhor, é importante para que o indivíduo se desenvolva a ligação com outros indivíduos, experienciando questões práticas ao longo de todos os estágios de desenvolvimento.
Valeu!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás