• Matéria: Português
  • Autor: pluyos
  • Perguntado 7 anos atrás

o que é uma causa numa redaçao

Respostas

respondido por: mazzule33
0
COMO SE APLICA CAUSA E CONSEQUÊNCIA NA DISSERTAÇÃO?

 Redação Mundo Vestibular

Leia uma boa definição de dissertação, talvez resolva sua dúvida:

Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema. Dissertar, assim, é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor ; e isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem ARGUMENTADAS (argumentar= convencer, influenciar, persuadir). A argumentação é o elemento mais importante de uma dissertação.

Descubra a faculdade certa pra você em 1 minuto!

Embora dissertar seja emitir opiniões, o ideal é que o seu autor coloque no texto seus pontos de vista como se não fossem dele e sim, de outra pessoa ( de prestígio, famosa, especialista no assunto, alguém...), ou seja, de maneira IMPESSOAL, OBJETIVA e sem prolixidade ("encher lingüiça"): que a dissertação seja elaborada com VERBOS E PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. O texto impessoal soa como verdade e, como já citado, fazer crer é um dos objetivos de quem disserta.

Na dissertação, as idéias devem ser colocadas de maneira CLARA E COERENTE e organizadas de maneira LÓGICA:

a) o elo de ligação entre pontos de vista e argumento se faz de maneira coerente e lógica através das CONJUNÇÕES (=conectivos) - coordenativas ou subordinativas, dependendo da idéia que se queira introduzir e defender; é por isso que as conjunções são chamadas de MARCADORES ARGUMENTATIVOS.


Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/1245/1/COMO-SE-APLICA-CAUSA-E-CONSEQUENCIA-NA-DISSERTACAO-/Paacutegina1.html


pluyos: obr
pluyos: três palavras que descreve preconceito linguístico
Perguntas similares