Durante o processo de colonização do Brasil (sécs. XVI - XVIII), os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do catolicismo e na aculturação dos povos nativos da América. Sobre a Educação desse período e atuação dos jesuítas é correto afirmar, exceto:
a) Os Jesuítas detinham o monopólio da Educação e, na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente e Piratininga.
b) Os padres Jesuítas mais atuantes na fundação de Colégios e na Educação dos nativos foram: Manuel de Nóbrega, Juan de Aspilcueta Navarro e José de Anchieta.
c) Foram os criadores das missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
d) Sua tarefa missionária era a catequização dos índios, convertendo-os à verdadeira fé e à recuperação de fiéis, contra o crescimento das religiões protestantes.
e) Foram expulsos de Portugal e das possessões coloniais pelo Marquês de Pombal, após 1750, devido ao seu poder econômico e polí
Respostas
respondido por:
174
Resposta letra C
Os jesuítas criaram missões em vários pontos do território brasileiro. Suas intenções eram conseguir novos fiéis para a igreja, já que as missões jesuítas forma criadas dentro do contexto da reforma protestante, portanto, era uma maneira de adquirir novos fies para a estremecida igreja católica.
Os jesuítas não tinham a intenção e manter a cultura indígena, pois eles consideravam tudo que estava relacionado ao índio como pecaminoso e, somente por meio da conversão os índios poderiam ser salvos.
respondido por:
66
Foram os criadores das missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos coloniais e manter o universo de valores culturais dos índios.
Não era objetivo dos jesuítas manter o universo cultural indígena, pelo contrário, pretendiam com o catolicismo transformar essa cultura, fazendo-os adotar os preceitos cristãos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás