(IFCE) Dos trechos seguintes, retirados de obras literárias variadas, apresenta exemplo de aliteração
(A) “Minha terra tem campos de futebol onde cadávere amanhecem emborcados pra atrapalhar os jogos.” (Fernando Bonassi – Cena 9, canção do exílio)
(B) “Ninguém, porém, avivou músculo que fosse. Porque, logo ali, o mutante mutilado, em total mutismo, se começou a enredar pelo suporte do microfone.” (Mia Couto – A carteira de crocodilo)
(C) “Mas a pessoa de quem falarei mal tem corpo para vender, ninguém a quer, ela é virgem e inócua, não faz falta a ninguém.” (Clarice Lispector – A hora da estrela)
(D) “Ser mulher, desejar outra alma pura e alada / para poder, com ela, o infinito transpor; / sentir a vida triste, insípida, isolada / buscar um companheiro e encontrar um senhor...” (Gilka Machado – Ser mulher...)
(E) “Havia em Itaoca um pobre moço que definhava de tédio no fundo de um cartório. Escrevente. Vinte e três anos. Magro. Ar um tanto palerma.” (Monteiro Lobato – O colocador de pronomes)
Respostas
Aliteração é uma figura de linguagem marcada pela proximidade de palavras que apresentam um mesmo som consonantal. Por exemplo, "três tigres tristes".
Alternativa B.
No trecho "mutante mutilado, em total mutismo", há palavras próximas que apresentam os mesmos sons consonantais, m e t (são 3 emes e 6 tês).
A repetição desses sons consonantais dá musicalidade e ritmo aos versos, e caracteriza a aliteração.
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
A aliteração ocorre quando temos a repetição de som entre as palavras. Entre os exemplos citados o que mais se identifica com a aliteração é letra b:
“Ninguém, porém, avivou músculo que fosse. Porque, logo ali, o mutante mutilado, em total mutismo, se começou a enredar pelo suporte do microfone.” (Mia Couto – A carteira de crocodilo)
Sucesso nos estudos!!!