A glicolise é a seqüência de reações que converte a glicose em piruvato, havendo a produção de energia sob a forma de ATP. Pode ser dividia em 2 fases: a de investimento e a de produção de ATP. EXPLIQUE ESSAS DENOMINAÇÕES
Respostas
Não sei qual o nível de complexidade você quer abranger.. Mas explicando de forma superficial, na glicólise, há o ganho de 4 moléculas de ATP, no entanto, para se obter essas moléculas, é necessário gastar duas moléculas de ATP, logo , resta um saldo de duas moléculas de atp.
A fase de "investimento" ocorre na passagem de glicose para glicose 6-P(por meio da enzima hexoquinase) e da passagem de frutose 6-P para frutose 1-6BiP (Por intermédio da enzima fosfofrutoquinase), gastando uma molécula de atp em cada um dos processos mencionados.
Já a fase de "produção", ocorre na passagem de 1-3 Bifosfoglicerato para 3-Fosfoglicerato (por meio da molécula fosfoglicerato quinase) e da passagem de fosfoenolpiruvato para piruvato (por meio da enzima piruvato quinase), obtendo duas moléculas de atp em cada um dos processos mencionados.
Logo, há um saldo final de 2 moléculas de ATP na glicólise, para cada glicose que entra no processo.