Questão 7
Ao tratar sobre o capitalismo no mundo e o futuro das organizações, Marcos Tavares Ferreira, menciona três barreiras com os quais nos deparamos quando tentarmos mudar os paradigmas antigos e adotar novos paradigmas, mais adequados à nossa contemporaneidade.
FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Pensando sobre Ética. Caderno de Atividades. Valinhos:
Anhanguera Educacional, 2015.
Identifique-as abaixo:
I - No século XXI muitas organizações ainda tratam seus negócios enxergando os problemas com base em eventos de curto prazo e, assim, tentam adiar a realização de mudanças inevitáveis na sua estrutura, torcendo para que algo inesperado aconteça.
II - As organizações, em geral, ainda resistem em abandonar os princípios básicos da teoria da escola neoclássica (divisão do trabalho, especialização, hierarquia e distribuição da autoridade e responsabilidade) que foi a sustentação da administração do século XX.
III - As empresas do século XXI desconsideram em sua totalidade as experiências organizacionais e administrativas dos séculos anteriores, compreendendo que, como se tratam de experiências feitas em outra época não contribuirão, nem fornecerão qualquer tipo de aprendizado.
IV - As propostas, tendências e sistemas que envolvem as mudanças inevitáveis (redes neurais, complexidade, empresas inteligentes, redes sociais, consumo colaborativo, sustentabilidade, autonomia etc.) vão exigir esforços gerenciais, investimentos financeiros e cessão de poderes que ainda não foram muito bem absorvidos pela grande massa de empresários e donos de processos de negócios nas empresas comerciais e instituições públicas.
V – A falta de controle da produtividade e do desempenho não é um valor decisivo para as organizações. A democratização da estrutura garante sempre a manutenção de poder e, portanto, o ganho do negócio.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, II, IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas III e V estão corretas.

Questão 8
A vida nos provoca para grandes dilemas existenciais. Um deles esta presente em nosso dia-a-dia e é comum pensar e falar sobre o tema. Assim, nos perguntamos sempre:“Viver para trabalhar ou trabalhar para viver? Viver sem trabalhar ou trabalhar sem viver? Estes dilemas atravessam os tempos. Agora, mais do que outrora são centrais porque a globalização neoliberal está colocando o trabalho na gaveta do capital. Trata o trabalho como uma mercadoria, igual à terra, à água, à energia etc.”
FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Pensando sobre Ética. Caderno de Atividades. Valinhos:
Anhanguera Educacional, 2015.
Com relação ao trabalho enquanto mercadoria, assinale a resposta correta:
I – Algumas transformações foram essenciais para a transformação do trabalho em mercadoria, entre elas, a desvinculação dos trabalhadores com seus meios de produção, isso é, para que aos mesmos, só sobrasse a venda de sua força de trabalho.
II – Outro fator determinante, foi a expulsão dos camponeses afim de utilizar as terras para a produção de lã. O que obrigou uma grande massa de pessoas a irem procurar abrigo e trabalho nas cidades.
III – Por outro lado, surgem novos empreendedores, que conseguem acumular riquezas e as aplicam na fabricação de mercadorias.

a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 9
Ao nos debruçarmos sobre as questões éticas e morais precisamos, também, pensarmos sobre consciência. As escolhas que fazemos no cotidiano são feitas a partir dessa consciência que alerta sobre o certo e o errado.
FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Pensando sobre Ética. Caderno de Atividades. Valinhos:
Anhanguera Educacional, 2015.
Sobre consciência ética, assinale a alternativa correta:
I – A consciência ética leva à capacidade de avaliar, julgar e à disposição para agir.
II - É a consciência ética que faz um indivíduo resistir ao impulso diante de algum dilema moral.
III - A corrupção não é um padrão de comportamento, pois as pessoas nunca se deixam levar por impulsos, já que a corrupção não acarreta consequências sistêmicas.
IV - O comportamento dos subsistemas não prejudica o sistema como um todo, pois as consequências não recairão ao próprio subsistema privando-o de eventuais prejuízos.
V - Decisões que desconsideram a manutenção do sistema como um todo nunca serão decisões éticas.

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.

Respostas

respondido por: makmorales
4

Olá,

Questão 7: I. Verdadeiro. No século XXI muitas organizações enxergavam o negócio apenas no curto prazo, o que limitava a capacidade da organização de sobreviver no longo prazo.

II. Verdadeiro. As organizações são resistentes no que tange a abandonar os princípios da administração neoclássica.

III. Falso. As empresas do século XXI consideram as experiências passadas.

IV. Verdadeiro. As mudanças em nosso século tornam necessárias mudanças gerenciais, investimentos financeiros cessão de poderes.

V. Falso. O controle da produtividade continua a ser fator decisivo.

Letra B.

Questão 8: A respeito da transformação do mercado em mercadoria, podemos dizer que apenas I é correta, visto que um fator determinante para isso foi a desvinculação dos trabalhadores com seus meios de produção.

Letra A.

Questão 9: I. Verdadeiro. A consciência ética da capacidade de avaliação e julgamento.

II. Verdadeiro. A consciência ética permite o indivíduo resistir aos seus impulsos.

III. Falso. A corrupção resulta da incapacidade de controle dos impulsos.

IV. Falso. O comportamento dos subsistemas influencia no resultado do sistema.

V. Falso. A existência de um sistema por si só não garante que este seja bom.

Letra A.

Abraços!

Perguntas similares