QUESTÃO 1 O Texto I refere-se à epígrafe do livro Borboleta Azul, de Lenira Almeida Heck; o Texto II é um fragmento dessa mesma obra. Texto I As borboletas nos dão a certeza de que a vida é um eterno recomeçar. (www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eu000004.pdf. Acesso: 07/12/2012.) Texto II Fifi era uma lagarta que nasceu do ovo que alguma borboleta pôs sobre uma folha qualquer. Certo dia, a Borboleta Azul acordou indisposta. Não se preocupou, porque sabia que estava no dia de pôr seus ovos. Ela sentiu alguma coisa prendê-la tentou se mexer, mas não conseguiu e ficou imóvel para sempre, por que o seu tempo havia terminado. Algum tempo depois... Longe dali, no belo jardim florido, algumas larvas saíam dos ovos, e um novo ciclo começava. (www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eu000004.pdf. Acesso: 07/12/2012. Adaptado.) A comparação entre os dois textos mostra que a função da epígrafe é A) apresentar um pensamento desvinculado do livro. B) chamar a atenção para partes específicas da obra. C) ressaltar uma opinião sobre o conteúdo do livro. D) resumir ou introduzir a história contada na obra.
Respostas
respondido por:
12
Olá,
Podemos dizer que a comparação entre os dois textos mostra que a função da epígrafe é de resumir ou mesmo contar parte da história do livro, visto que no texto II podemos perceber claramente um resumo da história da borboleta.
Ou seja, com isso tem-se que a função da epígrafe no texto II é basicamente a de apresentar o leitor à obra, resumindo brevemente o seu conteúdo em uma história compactada.
Letra D.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás