• Matéria: Biologia
  • Autor: alvesstefany573
  • Perguntado 7 anos atrás

O axolotle pertence a uma espécie de urodelo, a salamandra-tigre. Possui capacidade de reprodução, embora apresente características de larva. EM um experimento, um pesquisador distribuiu um grupo de larvas dessa espécie em dois tanques com água doce.

-tanque 1= temperatura baixa (simulando as condições naturais do habitat do axolotle)
-tanque 2= temperatura amena

Após alguns meses, observou-se que os indivíduos do tanque 2 sofreram metamorfose, transformando- se em salamandras adultas, enquanto o tanque 1 todos permaneciam como axolotles.
Em outro experimento, as temperaturas dos tanques foram mantidas iguais (ambiente frio), porém a água do tanque 2 recebia pequenas doses de um determinado hormônio. Os resultados foram idênticos aos do primeiro teste.

a) o que você pode concluir a partir desses experimentos?
b) Por que a aplicação de hormônio na água fez efeito no organismo dos axolotles?

Respostas

respondido por: gilmaasilva
25

Olá!


a) Esses experimentos confirmam o fato dos axolotles sofrerem metamorfose antes do período fisiológico, quando as condições ambientais não são favoráveis para sua sobrevivência na forma larval - Temperaturas elevadas -, e quando são induzidos hormonalmente.


b) A metamorfose, assim como várias atividades corporais, são controladas mediante doses de hormônios. Aplicação de um hormônio que induz o início da metamorfose tem efeito nos organismos do axolotles fazendo com que eles abandonem a fase larval.

Perguntas similares