O historiador caio prado júnior afirma que a cabanagem foi uma das mais importantes revoltas populares da história do Brasil. Isso porque, segundo ele, a população pobre chegou efetivamente ao poder da província. Narra os acontecimentos que levaram ao movimento e explique qual foi o desfecho da rebelião.
Respostas
A cabanagem foi uma revolta que aconteceu na província Grão-Pará. Essa revolta tinha como principais participantes os cabanos, que eram pessoas muito pobres que viviam da exploração de madeira, castanha do para, cacau, baunilha e ervas medicinais. Trabalhavam no regime de escravidão ou por baixíssimos salários e tinham eu morar em cabanas.
Os cabanos realizaram a revolta com o intuito de conseguirem terras para plantar e queriam o fim da escravidão. Eles tomaram o poder da província em 1835 e proclamaram a república.
Eles foram duramente combatidos pela força do poder regencial e em 1840 foram derrotados pelas tropas do governo. A repreensão foi muito dura, quase metade dos revoltos morreram.
A Cabanagem foi uma revolta na província de Grão-Pará, que aconteceu de 1835 a 1840. Os revoltosos buscavam a independência da província, insatisfeitos com as condições de vida e decisões do governo.
Cabanagem
- Distância entre governantes e habitantes da província
- Más condições de vida
- Busca pela independência
Fazendeiros da região executaram o governador autoritário, tomando o poder da província. Porém, houve muitas traições dentro do movimento, causando o enfraquecimento da revolta.
Com isso, em 1836, o governo brasileiro autoriza o combate aos cabanos, diminuindo o movimento de revolta com mortes e prisões. Foi um movimento que conseguiu o controle da província e envolveu diversas classes sociais.
Entenda mais sobre a revolta da cabanagem em: https://brainly.com.br/tarefa/3582749.
#SPJ3