1)Nas últimas três décadas do século XX intensificou-se a preocupação da sociologia em repensar seu pressupostos teóricos-metodológicos sobre a compreensão científica do mundo social. As "novas sociologias" – nomenclatura utilizada por Corcouff (2001) – são marcadas, entre outras coisas, pela releitura dos clássicos (Durkheim, Weber, Mead, Simmel, Marx). Entre os nomes da sociologia contemporânea está Bourdieu, para esse autor as formas de conhecimento teórico do mundo social se contrapõem ao conhecimento prático do mundo. Sabendo disto, podemos afirmar que:
Alternativas:
a)Para Bourdieu a construção de um campo científico para explicar a vida social dos agentes passa pela negação do próprio agente enquanto conhecedor de sua própria realidade e produtor de teoria sobre esta mesma realidade.
b)Para Bourdieu a explicação científica do mundo social é uma mentira, dado que ela se contrapõe à explicação prática, ou seja, dos agentes, a respeito de suas próprias. Assim, a ciência seria uma instância sem poder de compreensão sobre a realidade social.
c)Para Bourdieu a explicação científica do mundo social carece de bases sólidas para se estabelecer, pois como a ciência social não pode repetir suas experiências em laboratório as suas explicações aparecem como fantasia de seus autores.
d)Para Bourdieu a explicação científica do mundo social é uma ilusão, pois a ciência social não conseguiu se estabelecer como uma forma de conhecimento confiável e essa é a razão pela qual a explicação científica se contrapõe à explicação prática do mundo social.
e)Para Bourdieu a explicação científica do mundo social aparece no horizonte das pseudo ciências, pois o mundo social é guiado por eventos e forças que estão além da compreensão científica e, por essa razão, as explicações científicas do mundo social se contrapõem à explicação prática.
2)Segundo Bourdieu (1983) há três formas de conhecimento teórico sobre o mundo social e estas formas se contrapõem ao conhecimento prático do mudo.
Sabendo disto analise as afirmações abaixo:
I.Para Bourdieu, uma das formas de conhecimento teórico do mundo social é o conhecimento fenomenológico. Neste tipo de abordagem não há o objeto em si, já que o objeto é sempre para um sujeito que lhe dá significado, assim, toda visão de mundo é subjetiva.
II.Uma forma de conhecimento teórico do mundo social apontada por Bourdieu é o conhecimento objetivista. O conhecimento objetivista parte do pressuposto da determinação social sobre as práticas dos indivíduos.
III.A praxeologia é um tipo de conhecimento teórico do mundo social. O objeto do conhecimento praxiológico é o duplo processo de interiorização da exterioridade e exteriorização da interioridade.
Para o pensamento de Bourdieu é correto afirmar:
Alternativas:
a)Apenas a afirmação I está correta;
b)Apenas a afirmação III está correta;
c)Apenas as afirmações II e III estão corretas;
d)Apenas as afirmações I e II estão corretas;
e)As afirmações I, II e III estão corretas.
3)No Brasil há duas políticas sociais em execução, a política de saúde e a política de assistência social. Na saúde, a configuração da política social se constitui no Sistema Único de Saúde - SUS, enquanto na Política de Assistência Social, a configuração do
Alternativas:
a)SUAS - Sistema Unico de Assistência Social
b)SUAS - Sistema Unificado de Assistentes Sociais
c)CADSUAS - Campo de Atuação do Sistema Unificado de Assistentes Sociais
d)CADSUAS - Cadastro Unico do Sistema Unificado de Assistentes Sociais
e)Nenhuma das anteriores
Respostas
1)
Nas últimas três décadas do século XX intensificou-se a preocupação da sociologia em repensar seu pressupostos teóricos-metodológicos sobre a compreensão científica do mundo social. As "novas sociologias" – nomenclatura utilizada por Corcouff (2001) – são marcadas, entre outras coisas, pela releitura dos clássicos (Durkheim, Weber, Mead, Simmel, Marx). Entre os nomes da sociologia contemporânea está Bourdieu, para esse autor as formas de conhecimento teórico do mundo social se contrapõem ao conhecimento prático do mundo. Sabendo disto, podemos afirmar que:
Selecione uma alternativa:
a)
Para Bourdieu a construção de um campo científico para explicar a vida social dos agentes passa pela negação do próprio agente enquanto conhecedor de sua própria realidade e produtor de teoria sobre esta mesma realidade.
b)
Para Bourdieu a explicação científica do mundo social é uma mentira, dado que ela se contrapõe à explicação prática, ou seja, dos agentes, a respeito de suas próprias. Assim, a ciência seria uma instância sem poder de compreensão sobre a realidade social.
c)
Para Bourdieu a explicação científica do mundo social carece de bases sólidas para se estabelecer, pois como a ciência social não pode repetir suas experiências em laboratório as suas explicações aparecem como fantasia de seus autores.
d)
Para Bourdieu a explicação científica do mundo social é uma ilusão, pois a ciência social não conseguiu se estabelecer como uma forma de conhecimento confiável e essa é a razão pela qual a explicação científica se contrapõe à explicação prática do mundo social.
e)
Para Bourdieu a explicação científica do mundo social aparece no horizonte das pseudo ciências, pois o mundo social é guiado por eventos e forças que estão além da compreensão científica e, por essa razão, as explicações científicas do mundo social se contrapõem à explicação prática.