• Matéria: História
  • Autor: nonontaesz
  • Perguntado 7 anos atrás

Como o cristianismo influenciou o Império Romano?

Respostas

respondido por: francieli1love
6

Na verdade o CRISTIANISMO ajudou a POSTERGAR a QUEDA do Império Romano, seja do OCIDENTE, seja do ORIENTE.  

Na época de CONSTANTINO, então GENERAL que iria se tornar IMPERADOR, o império estava DIVIDIDO pelas DISCORDÂNCIAS etinicas culturais e tomado por diversas GUERRAS. Constantino, ao VENCER a batalha que lhe daria o controle do império, percebeu que a única coisa em COMUM que o imperio tinha nas suas diversas regiões era a PRESENÇA do CISTIANISMO. Por isso, adotou essa RELIGIÃO como OFICIAL do império em troca do APOIO da IGREJA, que PRESENTE em todas as partes do império foi fator RE UNIFICADOR do mesmo.  

Além do mais, as primeiras ORDAS de BÁRBAROS já haviam sido VISITADAS por religiosos católicos. Dessa forma, pelo cristianismo e pela língua levada aos primeiros bárbaros pelos missionários, o trabalho de fazer ACORDOS e ASSENTAR as primeiras ordas foi facilitada.  

Percebendo ser uma parte do império INDEFENSÁVEL, e ser ROMA particularmente FRÁGIL às invasões, como BOM ESTRATEGISTA, e munido pelo tempo dado pela UNIFICAÇÃO RELIGIOSA, Constantino separa o império em DOIS, fundando o IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE, em região defensável do império, fundando CONSTANTENOPLA como sua capital.  

Dessa forma, o CRISTIANISMO deu FÔLEGO a um império que teria caído ANOS ANTES e preserva em CONSTANTENOPLA e nos MOSTEIROS parte dos livros e do conhecimento que seria utilizado no RENASCIMENTO, séculos mais tarde.  


Perguntas similares