• Matéria: Química
  • Autor: JorgeAlves77
  • Perguntado 9 anos atrás

(ITAJUBÁ) Rutherford, em seu clássico experimento, bombardeou uma delgada lâmina com partículas alfa. Nessa experiência, ele demonstrou que:
a) todos os átomos dos elementos possuem elétrons;
b) o volume nuclear é muito pequeno em relação ao volume do átomo;
c) os elétrons tem carga elétrica negativa;
d) os elétrons giram em órbitas elípticas ao redor do núcleo;
e) a matéria é compacta e impenetrável.

Respostas

respondido por: renatosobreira
73
Que acredito que é a letra D,pois no experimento de Rutherford o que aconteceu é que ele provou que os elétrons não iriam em uma só direção,em linha reta como imaginavam.
respondido por: SuzanaFreitas
204
Letra B

Antes de Rutherford fazer esse experimento, acreditava-se que o átomo fosse melhor representado pelo modelo "pudim de passas" de Thomson, isto é, que ele fosse uma esfera de carga positiva "recheada" de elétrons de carga negativa, como passas em um pudim. Porém, Rutherford ao fazer o experimento dele constatou que a esmagadora parte das partículas alfa passava direto, enquanto pouquíssimas se desviavam ligeiramente ou ricocheteavam totalmente. Com isso, ele pode constatar que na verdade o átomo é composto quase totalmente por espaço vazio, sendo a carga positiva concentrada no núcleo. Pra você ter uma idéia de como o espaço vazio é grande, se o átomo de hidrôgenio, que só possui um próton e um elétron, pudesse ser aumentado pra ficar do tamanho do Maracanã, com a órbita do elétron sendo a arquibancada, o núcleo seria uma pulga no meio do campo! :)
Perguntas similares