As teorias sociológicas implicam a elaboração de interpretações que podem ser usadas para explicar uma ampla variedade de situações empíricas ou "factuais". A teoria nos ajuda a conferir sentido aos muitos fatos que observamos na sociedade e muitos sociólogos trabalham principalmente com pesquisas factuais, mas é improvável que seus trabalhos consigam explicar a complexidade da sociedade. O pensamento teórico deve responder a problemas gerais colocados pelo estudo da vida social humana, incluindo questões que são de natureza filosófica. Mesmo que escritores de períodos anteriores apresentassem especulações sobre o comportamento humano e a vida em sociedade, o estudo sistemático da sociedade é relativamente recente. Sua origem pode ser traçada a partir do final do século XVIII. A base para o surgimento de um pensamento social sistemático se relaciona com três mudanças sociais importantes. A partir do exposto, faça o que se pede a seguir: A) Avalie quais são as mudanças sociais relacionadas como determinantes para o surgimento da sociologia. B) Explique porque esses acontecimentos influenciam os estudos sobre a sociedade C) Aponte as três questões básicas destacadas como importantes para a fundamentação do pensamento social. Justifique porque essas questões são importantes
Respostas
A -
A revolução industrial, o crescimento da classe burguesa e o avanço das ideias iluministas foram determinantes para acabar com a sociedade do Antigo Regime e ajudar a nascer a sociologia.
B - A revolução industrial criou uma nova sociedade, de modo que exigiu também a criação de novos mecanismos para explicá-la, algo que se associa ao crescimento político da classe burguesa. Já o Iluminismo fez nascer uma nova concepção de conhecimento, tomando como base o modelo experimental e estatístico, de modo que a ciência (mesmo a social) passou a ser determinada por critérios objetivos.
C -
A sociologia se manifesta em três aspectos básicos: o aspecto econômico, o aspecto social e o aspecto político, de modo que se discutem questões como a desigualdade econômica e a miséria, o classismo (que é a discriminação baseada em critérios sociais) e os direitos de participação popular na política.
Estas questões são importantes pois dizem respeito diretamente a nossa experiência humana e fazem referência a aspectos estruturais da sociedade, elementos que a sociologia precisa explorar para poder fundamentar as suas hipóteses se se pretender atuar de maneira científica.