A monotongação ou redução do ditongo “ai” para “a”, “ei” para “e”, “ou” para “o” é um fenômeno variacional linguístico comum e frequente no português brasileiro falado do Brasil. Diante disso, na sequência leia e analise os exemplos apresentados.
Exemplo 1 (anúncio publicitário):
Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2018.
Exemplo 2 (anúncio publicitário):
Disponível em: . Acesso 21 maio 2018.
Exemplo 3:
Canção
Nunca eu tivera querido
dizer palavra tão louca:
bateu-me o vento na boca,
e depois no teu ouvido.
Levou somente palavra,
deixou ficar o sentido.
O sentido está guardado
no rosto com que te miro,
neste perdido suspiro
que te segue alucinado,
no meu sorriso suspenso
como um beijo malogrado.
Nunca ninguém viu ninguém
que o amor pusesse tão triste.
Essa tristeza não viste,
e eu sei que ela se vê bem...
Só se aquele mesmo vento
fechou os teus olhos também...
MEIRELES, C. Poesia completa: Volume 1. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001. Disponível em: Acesso em 21 maio 2018.
Por fim, assinale a alternativa que apresenta uma análise correta dos três exemplos apresentados quanto ao conteúdo de variação.
Alternativas
Alternativa 1:
Palavras como "caixa", "cabeleireiro", "beijo" e "louca" não sofrem redução de ditongo ou monotongação em situações reais de fala, pois os falantes falam tal como escrevem.
Alternativa 2:
A monotongação ou redução do ditongo é uma variação linguística pouco praticada em situações de fala, ou seja, a maioria dos falantes diz "caixa", "cabeleireiro", "beijo" e "louca".
Alternativa 3:
Somente falantes analfabetos do português brasileiro dizem "caxa", "cabelerero", "bejo" e "loca" nas suas interações verbais cotidianas e esse fato linguístico é alvo de preconceito.
Alternativa 4:
A regra da monotongação não se aplica em palavras como "faixa", "dinheiro" e "touca" e isso justifica o fato de "caxa", "cabelerero", "bejo" e "loca" ser um caso isolado de pronúncia de alguns falantes.
Alternativa 5:
A monotongação ou redução do ditongo é uma variação linguística comum e praticada por todas as classes sociais em situações de fala, ou seja, a maioria dos falantes dizem "caxa", "cabelerero", "bejo" e "loca".
Respostas
respondido por:
14
Alternativa 5:
A monotongação ou redução do ditongo é uma variação linguística comum e praticada por todas as classes sociais em situações de fala, ou seja, a maioria dos falantes dizem "caxa", "cabelerero", "bejo" e "loca".
gieselerdanielle:
Marquei essa também! Obrigada.
respondido por:
3
Resposta:
Está correto
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás