• Matéria: História
  • Autor: Ingridsilva5708
  • Perguntado 7 anos atrás

de que modo podemos entender a escravidão no brasil entre o século xvi e xix

Respostas

respondido por: vinnysz2p93csn
0

Certos países eram mais desenvolvidos que outros, e entendiam que o trabalho escravo só traziam custos altos para todos, porque o dono de um escravo havia de custear alimentos, vestimentos, arcar com prejuízos, doenças etc. E com o tempo, o preço para comprar escravos foi ficando cada vez mais caro, pela grande demanda e pouca oferta, por mais infeliz que seja o fato.


Alguns países, para realizar trocas de mercadorias com outros, não permitiam mais que aquele país ainda não abolisse a escravidão: traria mais prejuízo para ele nas trocas. Foi isso que aconteceu com Brasil e Inglaterra. A princesa Isabel foi pressionada pela corte real inglesa a abolir a escravidão.


Porém nem todos os países possuíam um bom desenvolvimento de indústria, infraestrutura entre outros: precisavam da escravidão para tentarem "crescer", só que esse não era o meio mais fácil para alcançar o desenvolvimento, muito pelo contrário, a escravidão só retrocedia um país, e alguns demoraram mais que outros para perceberem isso.


O direito de um escravo ser livre não foi conquistado repentinamente: aos poucos, foram sendo criadas leis no Brasil para que isso acontecesse, porém nem sempre eram respeitadas. Só em 1888, com a quebra total, é que eles puderam ser livres, porém sem asseguração nenhuma de bens ou formas de viver, tiveram de começar do zero.


O fato é que com o passar do tempo, seria bem mais rentável você ter mão de obra e pagar por ela do que possuir um escravo. Alguns países pendiam mais da escravidão do que os outros pela forma de desenvolvimento que eles se encontravam.


Perguntas similares