1)
Os desequilíbrios de poder, tempo e especialmente da informação, além da percepção falha das consequências adversas decorrentes de seu uso, podem gerar perdas para o mais fraco, o mais dependente e o menos informado.
Assinale a seguir o que pode ocorrer nesta situação:
Selecione uma alternativa:
a)
Práticas motivadoras do mais forte.
b)
Praticas neutras, a negociação não se realiza.
c)
Práticas desafiadoras do mais fraco.
d)
Práticas apoiadoras do mais forte.
e)
Práticas manipuladoras do mais forte.
Respostas
Nesta situação, em que há um desequilíbrio e um relativo despreparo por parte do "mais fraco" para resistir ao mais forte, a tendência é que existam práticas manipuladoras do mais forte para que a situação de desigualdade se perpetue entre os dois, mantendo a situação que o favorece em detrimento do outro, de modo que é correta a alternativa E.
Para que houvesse práticas desafiadoras do mais fraco seria necessário que ele tivesse uma percepção correta da realidade, assim como as práticas apoiadoras e motivadoras do mais forte só ocorreriam se o desequilíbrio não fosse tão grande.
Os desequilíbrios de poder, tempo e especialmente da informação, além da percepção falha das consequências adversas decorrentes de seu uso, podem gerar perdas para o mais fraco, o mais dependente e o menos informado.
Vamos analisar as assertivas:
- a) Práticas motivadoras do mais forte.: falso. Em uma situação em que ocorre o desequilíbrio de poder, a motivação não é encontrada na prática do mais forte, que tem a tendência de desenvolver práticas distintas.
- b) Praticas neutras, a negociação não se realiza: falso. As práticas não são neutras, dado que há uma diferença, ou um desequilíbrio de poder.
- c) Práticas desafiadoras do mais fraco: falso. O mais fraco vai ter de agir em uma situação desafiadora, mas sua prática não é, em si, desafiadora.
- d) Práticas apoiadoras do mais forte: falso. Quando há desequilíbrio de poder, não há motivação inerente para uma ação apoiadora do mais forte, principalmente quando não se percebe as consequências.
- e) Práticas manipuladoras do mais forte: correto. A situação de manipulação de poder pode acarretar no desestímulo do trabalho do mais fraco, bem como na manipulação destes pelo mais forte.
Agora veja alguns exemplos de desequilíbrio de poder:
- Condições sociais, culturais e econômicas ligadas ao histórico familiar, por exemplo;
- Situações geográficas: pessoas nascidas no sul do país, por exemplo, tem maiores oportunidades em diferentes setores do que as pessoas nascidas no nordeste;
- Nas relações internacionais, podemos falar de países que possuem armamento nuclear, que acabam estando em posição mais vantajosa, quando enfrentam nações sem este tipo de armamento;
- No campo administrativo: o desequilíbrio de poder pode ser conduzido por grandes empresas, que manipulam o mercado para evitar que pequenas empresas possam se desenvolver.
Agora que você já entendeu mais sobre os desequilíbrios de poder, tempo e especialmente da informação, além da percepção falha das consequências adversas decorrentes de seu uso, podem gerar perdas para o mais fraco, o mais dependente e o menos informado, aprofunde-se no estudo:
A mudança organizacional e o desequilíbrio
https://brainly.com.br/tarefa/18368968
Ações governamentais e o desequilíbrio
https://brainly.com.br/tarefa/18895800
Mais sobre o desequilíbrio de poder
https://brainly.com.br/tarefa/14003730
-
Matéria: Administração
Nível: Ensino médio