Por decreto, o maior poluidor do planeta quer ficar mais limpo. A China baixou um pacote (2017) com medidas rigorosas para melhorar a qualidade do ar. As indústrias instaladas no país teriam que reduzir suas emissões de poluentes em cerca de um terço (30%) até o final de 2017, de acordo com meta definida pelo Conselho de Estado, a autoridade administrativa máxima do país. A decisão foi recebida como uma promessa de alívio para a respiração de chineses.
Disponível em: . Acesso em: 07 ago. 2018.
Em nosso livro, aprendemos que as fontes de poluição podem ter origens e consequências diferentes. Neste contexto, analise as afirmativas abaixo sobre as origens das fontes de poluição.
I. Podemos afirmar que o ser humano é o único e inconsequente emissor e provocador de fontes de poluição.
II. A tecnologia evolui e, cada ano os avanços são preciosos, logo, isso tem evitado novas origens de poluição.
III. Tanto o homem quanto a natureza são fontes de emissões de poluição.
IV. As indústrias são as únicas responsáveis pelas fontes de poluição.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Olá!
Alternativa 4: II e III, apenas.
A origem da poluição encontra-se tanto no homem, quanto na natureza, vide as liberações de gás carbônico e metano por conta da respiração dos animais e outros processos.
Todavia, observa-se que o homem apresenta um potencial poluidor muito maior, principalmente por conta da massiva utilização de indústrias, liberação de gases estufa pelo escapamento dos carros, tendo a tecnologia como um fator crucial para a implementação de fontes de energia mais limpas, ou seja, renováveis.
Resposta:
Alternativa 3) III, apenas
Explicação:
Conforme página 15 do livro (Introdução do capítulo 1, em seu 2º parágrafo), o avanço tecnológico produz avanço apenas para o progresso econômico, porém, sem efeito para o socioambiental.