Diante do histórico cenário de desestabilidades políticas e econômicas presentes no Brasil, o conhecimento a respeito do Risco País se torna cada vez mais relevante. O Risco-Brasil é um conceito que busca expressar de forma objetiva o risco de crédito a que investidores estrangeiros estão submetidos quando investem no país. É importante destacar que existem muitas consequências ruins com o aumento no Risco País, e o mais representativo deles se faz presenta na fuga de capitais estrangeiros por parte de alguns dos grandes fundos de investimentos, que têm como política, na maioria dos casos, investir apenas em países com baixos riscos. Isso porque para todo investidor, experiente ou iniciante, a clara consciência a respeito do que se trata o Risco País, de modo que, sempre que surgirem notícias a respeito desse importante parâmetro financeiro, o sinal de alerta possa ser ligado no que diz respeito a conjuntura de uma carteira de investimentos de longo prazo. Adaptado de: < https://www.sunoresearch.com.br/artigos/risco-pais/>. Acesso em 17/09/2018. O estudo de caso da disciplina de Economia e Sociedade trata do Risco País e a instabilidade econômica do Brasil em virtude da indefinição sobre o próximo governo. Com essa situação, vem crescendo a percepção de risco dos investidores internacionais em relação à economia brasileira. Em decorrência disso, o Risco País brasileiro foi o segundo que mais cresceu este ano, entre os países da América Latina, ficando atrás apenas da Argentina. A proposta para o MAPA dessa disciplina é que você faça a análise da situação econômica atual do país lendo sobre o assunto e estabeleça um paralelo entre os pontos positivos e negativos que este cenário pode trazer para o mercado imobiliário.
Respostas
Olá,
Diante do exposto, podemos afirmar que em análise da situação econômica atual do país podemos formar um paralelo entre os pontos positivos e negativos que este cenário pode trazer para o mercado imobiliário, ao concluir que:
O novo governo possui expectativas positivas e sinalizações igualmente positivas que podem ser verificadas na baixa do dólar, que chegou à casa dos R$ 4,20 durante o período eleitoral, além do aumento da bolsa de valores, que bateu recorde histórico ao ultrapassar os 80 mil pontos.
Da mesma forma, as propostas de reforma da previdência, atração de investimentos estrangeiros e a desburocratização e desregulamentação irão trazer novamente o desenvolvimento econômico no país, proporcionando o desenvolvimento do mercado imobiliário.
Como negativos que este cenário pode trazer para o mercado imobiliário temos que considerar que o governo ainda não tomou posse e, de fato, ainda não possui todo apoio necessário para implementar as reformas. Caso as expectativas sejam apenas isso, expectativas, teremos um crash e estagnação do mercado imobiliário brasileiro.
Abraços!