O sistema de logística reversa é um dos instrumentos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010. A PNRS estabelece que ficam obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes; e produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro, e aos demais produtos e embalagens.
MONTEIRO, José Carlos. A política nacional de resíduos sólidos e as áreas da logística. Disponível em: . Acesso em: 09 out 2018 (adaptado).
Considrando o texto acima exposto, sobre o conceito de logística reversa, ressalta-s que:
Alternativas
Alternativa 1:
À logística reversa é comum proceder ao tratamento de resíduos industriais com vistas à sua inertização dentro do espaço da empresa (destinado à produção).
Alternativa 2:
A logística reversa trata de transformar os resíduos resultantes das atividades organizacionais em matéria-prima para outros processos, gerando economias no processo industrial.
Alternativa 3:
A logística reversa consiste na queima controlada na presença de oxigênio, no qual os materiais à base de carbono são reduzidos a gases e materiais inertes (cinzas e escórias de metal) com geração de calor.
Alternativa 4:
A logística reversa consiste em confinar os resíduos industriais na menor área e volume possíveis, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho ou intervalos menores, caso necessário.
Alternativa 5:
A logística reversa consiste na estratégia de operacionalizar o retorno dos resíduos de pós-venda e pós-consumo ao ambiente de negócios e/ou produtivo, considerando que dispor de resíduos em aterros sanitários, controlados ou lixões não basta no atual contexto empresarial.
Respostas
Alternativa 5:
A logística reversa consiste na estratégia de operacionalizar o retorno dos resíduos de pós-venda e pós-consumo ao ambiente de negócios e/ou produtivo, considerando que dispor de resíduos em aterros sanitários, controlados ou lixões não basta no atual contexto empresarial.
pg 62 do livro
Resposta:
Alternativa 5: A logística reversa consiste na estratégia de operacionalizar o retorno dos resíduos de pós-venda e pós-consumo ao ambiente de negócios e/ou produtivo, considerando que dispor de resíduos em aterros sanitários, controlados ou lixões não basta no atual contexto empresarial.
Explicação:
Vide p. 62 do livro. “A Logística Reversa e a estratégia que cumpre o papel de operacionalizar o retorno dos resíduos de pós-venda e pós-consumo ao ambiente de negócios e/ou produtivo, considerando que dispor de resíduos em aterros sanitários, controlados ou lixões não basta no atual contexto empresarial.”