Respostas
O documentário Entre Rios, de 2009, apresenta um bom panorama para se entender a questão. O filme faz um resgate histórico da importância dos rios no nascimento da cidade, mostra os impactos da chegada das estradas de ferro e detalha os problemas sanitários e o plano de urbanização pelo qual a cidade passou na década de 50, quando os rios passaram a ser considerados um obstáculo ao desenvolvimento.
Rios como o Tamanduateí e Anhangabaú foram essenciais para São Paulo, já que por séculos a cidade existiu em função de suas águas. A história começou a mudar com a chegada das ferrovias. O desenvolvimento nos transportes encurtou distâncias e mudou a dinâmica da cidade. Diz o filme: “A elite paulistana sonhava em construir uma cidade como as que via em suas viagens pela Europa. E seus rios não se encaixavam neste sonho”.
Um dos primeiros exemplos disso foi a construção do Viaduto do Chá, sobre o Vale do Anhangabaú. Depois, vieram outras obras de modificação, canalização e retificação de rios. No final da década de 30, Prestes Maia, então prefeito, começou as obras do seu plano de avenidas, baseado em modelos de cidades como Paris, Moscou e Viena. Estas, porém, já combinavam outras modalidades de transporte, com hidrovias e ferrovias bem estruturadas (o que não foi considerado na expansão de São Paulo).
Em especial em função do baixo custo com desapropriações, muitas áreas de várzea foram utilizadas no plano. “A cidade crescia, e a cada nova baixada, o seu córrego era canalizado e transformado em avenida”. O carro foi tratado como peça-chave no discurso de modernização. Muito mais que um meio de locomoção, tornou-se um símbolo de desenvolvimento e hoje faz parte de uma das questões públicas mais urgentes da metrópole, a mobilidade.
AUTO: DORE
O documentário "entre rios" retrata o início da industrialização em algumas pequenas cidades de São Paulo, que resultaram no cercamento de rios, para que pudesse abastecer uma das cidades de São Paulo, assim como seus efeitos à natureza.
Documentário "Entre Rios"
A industrialização, durante o período da década de 50, marcou a maior parte das grandes cidades brasileiras, como São Paulo. O documentário em questão procura mostrar a perspectiva de moradores e pessoas que utilizavam os rios como subsistência, mas que tiveram suas atividades impedidas, por conta do deslocamento dos rios para o abastecimento das cidades.
Note que o documentário faz menção ao surgimento da cidade de São Paulo, de forma que os rios que se encontravam dentro da paisagem natural, passaram a ser redirecionados e utilizados para o abastecimento da cidade, principalmente por conta da construção de estradas de ferro, como o Viaduto do Chá.
Mais sobre documentário "entre rios": brainly.com.br/tarefa/11635889