A sociologia no Brasil, criada e desenvolvida a partir de núcleos institucionais e autorais diversos, se voltou desde o princípio a um exame de nossa formação histórica. Entre as mais respeitadas (e ao mesmo tempo controversas) interpretações desse processo, está a contribuição de Gilberto Freyre e seu entendimento de nossa realidade social de fundo colonial. Para esse autor, era fundamental redimensionar a leitura de nossa construção política inicial:
a) alternando as pesquisas entre exercícios de exame cultural e estudos de antropologia física.
b) negligenciando o papel da política portuguesa para criar um foco de pesquisa adequado ao Brasil.
c) criticando a diferença dos grupos humanos brasileiros no que toca nosso desenvolvimento econômico.
d)buscando reforçar a validade dos estudos promovidos por Euclydes da Cunha e Nina Rodrigues sobre a ideia de cultura.
e)valorizando o aspecto cultural e histórico do brasileiro em detrimento de análises raciais simplistas e biologizantes.
Respostas
respondido por:
39
Olá!
A última alternativa está correta.
Bem, Gilberto Freyre teve uma grande importância para nossa cultura, pois através de suas pesquisas rompeu com antigos pensamentos que remetiam ao preconceito em nossa sociedade.
Além disso, ele foi um elemento chave para a proteção e inclusão na participação do negro e do índio na formação do caráter nacional como vemos hoje.
Vale ressaltar que sua obra Casa-Grande & Senzala ele apresentou a presença do negro em diversos campos da cultura, sendo mais um elemento para a promoção do respeito, buscando um senso de igualdade entre todos.
Até mais!
respondido por:
11
Resposta:
Alternativa "E" está correta.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás