De acordo com diversos autores, o comprometimento organizacional é composto por três elementos, um dos quais é denominado comprometimento calculativo. Dentre as características deste tipo de comprometimento, estão:
I. Continuidade na organização por vontade e não por necessidade.
II. Disposição do colaborador em permanecer na organização com vistas nos investimentos pessoais.
III. Baseado nas trocas e na avaliação de custos e benefícios pelo trabalhador.
IV. Trata-se de um vínculo de base psicológica e cognitiva.
Está correto apenas o que se apresenta em:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
III e IV.
d)
I, II e III.
e)
II, III e IV.
2)
Com base na perspectiva de Pilatti e Bejarano (2005), a implementação de programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) nas organizações apresenta dois aspectos: 1) melhorar a qualidade de vida e a satisfação no trabalho; 2) aumentar o desempenho e a produtividade. De acordo com os autores, esses fatores podem ser considerados:
Alternativas:
a)
Excludentes.
b)
Similares.
c)
Divergentes.
d)
Complementares.
e)
Opostos.
3)
De acordo com as reflexões propostas por Ferreira, Alves e Tostes (2009), ao implementar programas de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), algumas empresas o fazem pensando em adaptar o trabalhador ao trabalho e compensar os desgastes provocados pelo trabalho e suas características. Esse tipo de abordagem é conceitualmente chamada de:
Alternativas:
a)
Preferencial.
b)
Paternalista.
c)
Emergencial.
d)
Assistencialista.
e)
Potencial.
4)
O modelo conceitual de O'Donnell (2000) identifica as etapas para a implantação de programas de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho). São elas:
Alternativas:
a)
Sensibilização, desenvolvimento do programa e ambiente de suporte.
b)
Diagnóstico, implantação e avaliação.
c)
Avaliação diagnóstica, lançamento e avaliação de reação.
d)
Pesquisa de mercado, planejamento e implantação.
e)
Pesquisa de clima, planejamento e avaliação.
Respostas
01) E
02) D
03) D
04) A
Olá!
1) As principais características do comprometimento organizacional são: a disposição do colaborador em permanecer na organização com vistas nos investimentos pessoais, ser baseado nas trocas e na avaliação de custos e benefícios pelo trabalhador e tratar-se de um vínculo de base psicológica e cognitiva .
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa e.
2) Os fatores considerados para a implementação dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) nas organizações podem ser complementares.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d.
3) A adaptação do trabalhador ao trabalho e a compensação dos desgastes provocados pelo trabalho e suas características é um tipo de abordagem chamado de assistencialista.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d.
4) As etapas para a implantação de programas de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) identificados no modelo conceitual de O'Donnell são: a sensibilização, o desenvolvimento do programa e o ambiente de suporte.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa a.
Espero ter ajudado, bons estudos!