• Matéria: História
  • Autor: franbiasucci
  • Perguntado 7 anos atrás

Apesar da alteração representada pelo fim da monarquia em 1889, a implantação do regime republicano não significou transformações profundas para a sociedade brasileira. Aponte dois argumentos que confirmem esta afirmativa.

Respostas

respondido por: CryCandy
28
O início do Brasil independente e o fim da monarquia não apresentou muitas mudanças sociais. Principalmente para pessoas livres, pobres, negros, e escravizados. A escravidão não foi abolida, e não houve melhorias nas condições de vida dos pobres. Por exemplo: Os escravos de ganho eram trabalhadores que realizavam trabalhos para seus senhores como ambulantes, vendedores em quitandas, artesãos, barbeiros, marceneiros, sapateiros, amoladores, e também trabalhavam em transporte de cargas e pessoas, além de outras coisas. No fim do dia, semana ou mês, eles DEVIAM entregar ao senhor a quantia previamente combinada. Assim se ele conseguisse ganhar mais do que combinado, o dinheiro que sobrava ficava com ele, para ele juntar e comprar sua liberdade.
Enfim, a escravidão continuou e a vida dos pobres continuou como antes. A escravidão não acabou por causa da Independência e sim, graças a Lei Áurea que foi assinada pela Princesa Isabel confirmando o fim da escravidão em 1888.
Caso não tenha entendido a minha explicação, vou citar logo os argumentos:
-Não mudou a condição de vida dos pobres
- Não acabou com a escravidão

Boa sorte! Espero ter ajudado!

franbiasucci: Muito obrigado s2
respondido por: isaiasdenovo12345
4

Resposta:

Não teve mudanças na vida dos pobres, e o tratamento de certos trabalhadores poderiam se igualar ao de escravos.

Explicação:

Ouve o fim da escravidão, mas na pratica, o tratamento dos trabalhadores era o mesmo dos escravos.

Perguntas similares