Explique a teoria evolutiva proposta por Lamarck e compare-a com a teoria da seleção natural proposta por Darwin.
Respostas
A teoria de Lamarck propunha que os seres vivos adquiriam características durante a vida, de acordo com a necessidade dos próprios, e passavam essa característica aos seus descendentes. Por exemplo: A girafa precisava pegar folhas no alto. Com isso, cada geração foi esticando e alongando seu pescoço durante a vida, e passando essa característica pros seus filhos. Com isso cada geração de girafa teria um pescoço maior do que a anterior, dando origem à espécie atual.
Já a teoria da seleção natural dizia que as variáveis morfológicas e biológicas entre indivíduos da mesma espécie já estava lá, e os indivíduos mais aptos à adaptação em determinado lugar sobreviveriam, enquanto os que estavam em desvantagem morreriam. Por exemplo: Havia dois tipos de girafa, a de pescoço pequeno e a de pescoço grande. Como elas precisavam pegar folhas do alto, a girafa de pescoço grande tinha mais facilidade pra conseguir alimento, enquanto a de pescoço pequeno tinha que se limitar às plantas baixas. As girafas de pescoço pequeno tinham que disputar comida com outros animais e acabaram morrendo, enquanto as girafas de pescoço grande sempre conseguiam alimento por serem altas, e continuaram vivas, tendo filhos e passando sua característica (pescoço grande) para as novas girafinhas.
Boa noite!
Lamarck propõe a primeira teoria evolutiva embasada em duas leis: A lei do uso e desuso e a Lei de transmissão dos caracteres adquiridos. Com base nela é possível interpretar que os mecanismos evolutivos são adquiridos pelas espécies ao longo de sua vida e por fim são transmitidos para seus descendestes, como, por exemplo, o caso clássico da girada em que este interpretava como um alongamento forçado do pescoço para alcançar elimento nas maiores árvores, porém foi amplamente refutada pela teoria de Darwin.
Darwin propõe a a famosa teoria da seleção natural. Nela sobrevivem aqueles animais que possuem características que o permitem maior sucesso em determinado meio fazendo com que se reprodizam em maior proporção, como, por exemplo, o caso específico dos tentilhões em Galápagos, onde nas diferentes ilhas existiam diferentes formas de bicos que permitiam coletas específicas de determinados alimentos.
Vale ressaltar que ambas são teorias, ou seja, não se tem certeza ao certo do que realmente ocorre. Contudo, atualmente o que vigora no meio cientifico é a teoria Neodarwinista que explica a evolução em um ponto de vista genético e biomolecular.
Espero ter ajudado, bons estudos!