Lucas aos 2 (dois) anos de idade ainda não expressa nenhuma palavra, apresenta pouco contato com as outras pessoas, é uma criança irritada. Os brinquedos com movimentos chama sua atenção diferente dos que apresentam som. Devido à dificuldade de encontrar alguém para cuidar de Lucas, a família resolveu colocá-lo na escola. Na primeira semana de aula, a professora Paula observa que o comportamento de Lucas se diferencia dos demais alunos, aninha-se em seu colo em vários momentos do dia buscando por sua presença, mas sempre que solicitado ele a ignora, esse comportamento chama a atenção de Paula que resolve realizar uma avaliação. Após estudar o caso de Lucas com outras professoras da escola, Paula levanta a hipótese de Lucas apresentar deficiência.
Elaborado pelo professor, 2018.
A partir deste estudo de caso, assinale a alternativa que indique a hipótese de deficiência apresentada por Lucas e o encaminhamento correto num primeiro momento.
Respostas
Olá!
Parece que você se esqueceu das alternativas.
Alternativa 1: Autismo; neurologista.
Alternativa 2: Surdez; oftalmologista.
Alternativa 3: TDAH; psicopedagogo.
Alternativa 4: Autismo; psicopedagogo.
Alternativa 5: Surdez; otorrinolaringologista.
A resposta correta está na Alternativa 1.
O comportamento de Lucas define completamente o comportamento de um autista, uma vez que apresenta estereotipias, gosto por objetos em movimento, e um comportamento mais antissocial.
Dessa forma, para confirmar o diagnóstico, Lucas deve ser encaminhado a um neurologista, que irá confirmar a diferença no padrão das conexões neuronais, que em geral, apresentam redução da atividade cognitiva.
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
página 150 a 155 do livro.