• Matéria: Filosofia
  • Autor: biancabrayan4683
  • Perguntado 7 anos atrás

“O problema da prisão é um problema local e marginal na medida em que menos de cem mil pessoas passam anualmente pelas prisões; atualmente, na França, talvez haja ao todo trezentas ou quatrocentas mil pessoas que tenham passado pela prisão. Ora, esse problema marginal atinge as pessoas. Fiquei surpreso de ver que se podia interessar pelo problema das prisões tantas pessoas que não estavam na prisão, de ver como tantas pessoas que não estavam predestinadas a escutar esse discurso dos detentos, o ouviam. Como explicar isto? Não será que, de modo geral, o sistema penal é a forma em que o poder como poder se mostra da maneira mais manifesta? Prender alguém, mantê−lo na prisão, privá−lo de alimentação, de aquecimento, impedi−lo de sair, de fazer amor, etc., é a manifestação de poder mais delirante que se possa imaginar.”

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
5

Bom dia !


O homem nasce acreditando que é livre, cresce com esse pensamento, porém, sua liberdade é limitada, primeiro por sua família, depois pela sociedade em que vive, manifestando sua cultura de modo que ela determina os valores morais, éticos e as normas.

Assim, o sistema penal é a prova de que o homem que não atende a estes requisitos perde sua liberdade. Não obstante, é preciso defendê-lo, pois, o homem como animal que é, ao se ver completamente livre é capaz de cometer atrocidades. Trata-se de preservação da espécie.

respondido por: tataglezer
7

Resposta:

O texto destacado trata de :

Um espanto em face das manifestações de poder que uma instituição exerce sobre o indivíduo.

Explicação:

O trecho destacado apresenta um espanto em face do exercício do poder pelas instituições de controle, um poder que afeta direta e profundamente a vida de indivíduos realocados cada vez mais profundamente à margem da sociedade.

Perguntas similares