Um dos fenômenos mais marcantes do século XX, ligado à revolução tecnológica é a globalização. Um dos traços mais importantes desse fenômeno é o paradoxo que ele gerou, do qual não se pode escapar. Podemos explicar esse paradoxo da seguinte forma:
a.
Por um lado, aumentou o contato entre diferentes grupos sociais, com diferentes desejos e necessidades políticas. Por outro lado, intensificou o conflito entre esses grupos, interferindo diretamente na luta por espaços sociais e políticos e por direitos.
b.
Por um lado, aumentou a compra de produtos manufaturados em espaços capitalistas, onde as questões sociais estão mais bem resolvidas. Por outro lado, intensificou o desejo de grupos oprimidos de buscarem inspirações nessa mesma cultura.
c.
Por um lado, afastou os diferentes grupos sociais. Por outro lado, trouxe a consciência quase que universal de que é necessário garantir os direitos de diversas minori
Respostas
Opah, amigo(a)!
A Globalização representa a interação ou integração (econômica, política e social) entre os países do globo terrestre.
Ao passo que a Globalização provocou um aumento da dinâmica dos mercados mundiais e o crescimento de muitas economias globais - principalmente nos países desenvolvidos -, ela também contribuiu para a marginalização dos países subdesenvolvidos, que são dependentes da tecnologia produtiva (trazida pelas multinacionais) dos países de primeiro mundo.
Gabarito:
"a) Por um lado, aumentou o contato entre diferentes grupos sociais, com diferentes desejos e necessidades políticas. Por outro lado, intensificou o conflito entre esses grupos, interferindo diretamente na luta por espaços sociais e políticos e por direitos".
Espero ter contribuído.