• Matéria: Sociologia
  • Autor: Pettinat0
  • Perguntado 7 anos atrás

fazer uma redação sobre os direitos civis, sociais e políticos e se eles se aplicam no nosso dia a dia

Respostas

respondido por: fatimameucantin
12

Os direitos civis referem-se às liberdades individuais, como o direito de ir e vir, de dispor do próprio corpo, o direito à vida, à liberdade de expressão, à propriedade, à igualdade perante a lei, a não ser julgado fora de um processo regular, a não ter o lar violado. Os direitos políticos referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade, ou seja, à participação no poder. Entre eles estão a possibilidade de fazer manifestações políticas, organizar partidos, votar e ser votado. O exercício desse tipo de direito confere legitimidade à organização política da sociedade. Afinal, ele relaciona o compromisso de pessoas e grupos com o funcionamento e os destinos da vida. Os direitos sociais, assim como os demais, são constituídos historicamente e, portanto, produto das relações e conflitos de grupos sociais em determinados momentos da história. Eles nasceram das lutas dos trabalhadores pelo direito ao trabalho e a um salário digno, pelo direito de usufruir da riqueza e dos recursos produzidos pelos seres humanos, como moradia, saúde, alimentação, educação, lazer. Esses são, por exemplo, os direitos ratificados na legislação trabalhista, como a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Ter os direitos civis garantidos, portanto, deveria significar que todos fossem tratados em igualdade de condições perante as leis, o Estado e em qualquer situação social, independentemente de raça, condição econômica, religião, filiação, origem cultural, sexo, ou de opiniões e escolhas relativas à vida privada. Dessa forma, o exercício e a garantia dos direitos civis não existem sem a tolerância e o convívio com os diferentes modos de ser, sentir e agir. Se reivindicarmos o direito às nossas liberdades individuais, assumimos ao mesmo tempo o compromisso e a responsabilidade de zelar para que essas liberdades existam para todos. Preocupar-se com a garantia dos direitos significa tanto exercitá-los em nossa vida quanto construir no cotidiano condições que permitam a sua ampla realização.

Pode-se fazer uma distinção básica entre direitos civis e políticos. Enquanto os direitos civis se referem a um espaço de liberdade dos indivíduos em relação ao Estado, os direitos políticos abrangem a atuação dos indivíduos no Estado e na vida social. Ao participar da vida política, os indivíduos interferem em todos os outros direitos, os definem formalmente e legislam a esse respeito.  

Quando participamos de uma manifestação pela preservação de uma área ambiental, por exemplo, estamos exercendo nosso direto político e, com isso, lutando pela garantia de um meio ambiente saudável para todos. Desse modo, o exercício das liberdades individuais só é possível com a participação nas questões públicas e nas instituições de organização política da sociedade.  

Os direitos sociais, apesar de expressos em quase todas as legislações nacionais, não estão totalmente assegurados a todos, além de ainda corrermos o risco de que sejam retirados das constituições. Exemplo disso no Brasil são os direitos trabalhistas, como a estabilidade no emprego, décimo terceiro salário, licença maternidade e férias, entre outros, que podem, de acordo com os interesses econômicos, deixar de ser direitos de uma hora para outra. Ou seja, direitos não são "dados" historicamente e sim conquistas que resultam de muitas lutas. Ainda hoje, com Constituições modernas e democráticas, é preciso lutar para que sejam efetivamente garantidos na nossa vida cotidiana e, ainda, para que continuem inscritos nas legislações dos diferentes países.

Fonte=http://servicosocial-erenilza.blogspot.com/2010/09/o-que-sao-direitos-civis-politicos-e.html


respondido por: Charliebs
1

Os Direitos Civis representam a proteção, os direitos individuais, a segurança, a integridade mental, e física da população. Os Direitos Sociais correspondem às garantias, e os direitos básicos, que precisam ser compartidos entre os indivíduos, que vivem em sociedade, não importando a classe social, religião, etnia, gênero, orientação sexual, entre outras coisas. Os Direitos Políticos estão relacionados a um grupo de regras, que estão fixadas constitucionalmente, e que fazem referência à participação popular, no meio político.

Como Escrever uma Redação Principais Características

Para redigir uma boa Redação, é necessário seguir algumas regras importantes, como estudar sobre o tema antes, caso existir dúvidas, em relação ao assunto abordado, precisa conhecer as regras gramaticais, deve revisar o conteúdo do texto antes, é recomendável fazer um rascunho, e não pode fugir da temática do texto solicitado, também.

Toda Redação é formada por um começo, meio, e fim, e não há como evitar isso. No início é obrigatório fazer uma introdução sobre o assunto do texto, depois o tema precisa ser desenvolvido, e no final, deve haver uma conclusão, ou uma possível solução. Uma das melhores formas de melhorar a Redação é aumentando o hábito de leitura, estar atualizado sobre os últimos acontecimentos, treinar, e praticar a escrita, e nunca deixar de estudar.

Veja mais sobre a Redação no link abaixo:  

https://brainly.com.br/tarefa/1382690

#SPJ2

Perguntas similares