Agora, leia o diálogo a seguir, que contém as mesmas expressões tratadas como gerundismo na tira em estudo, imaginando que ele aconteceu entre dois colegas de trabalho, no escritório da empresa.
Respostas
Olá!
Seguem abaixo os enunciados que acompanham seu exercício e segue em anexo a tirinha mencionada no item C.
- Posso passar na sua sala ao meio-dia hoje?
- Puxa, hoje nesse horário vou estar almoçando.
- E no final da tarde?
- No final da tarde vou estar falando com os funcionários da filial de Recife em uma videoconferência.
a) Discuta com os colegas e o professor: O uso das expressões vou estar almoçando e vou estar falando, nesse diálogo, causa algum estranhamento?
b) As formas verbais do gerúndio podem ser utilizadas para diferentes finalidades, todas relacionadas a situações em que o verbo tem um aspecto durativo, isto é, indica que a ação realizada tem certa duração no tempo. No diálogo lido, o uso do gerúndio tem essa finalidade? Justifique sua resposta.
c) Deduza: Essas expressões exemplificam de fato ocorrências de gerundismo, tal como considera a personagem da tira?
--------------------x--------------------x--------------------x--------------------
RESPOSTAS
a) Se nos atentamos ao contexto oral e informal no qual estão inseridos os colegas de escritório que participaram do diálogo transcrito acima, concluimos que não há estranhamento no emprego dessas expressões.
b) Sim, o uso do gerúndio nas expressões destacadas no item A exerceu como função o emprego do aspecto durativo às ações almoçar e falar.
c) Considerando o que foi respondido no item A, o emprego do gerúndio no contexto do diálogo não representa estranhamento ao leitor. Portanto, não está de fato exemplificado o gerundismo.
Espero ter ajudado, um abraço! :)