A espectrofotometria é frequentemente utilizada na determinação da concentração de uma amostra em solução. Esta técnica baseia-se no princípio de que existe uma relação linear entre a absorvância da solução e a respectiva concentração, levando em conta que todos os outros parâmetros de uma solução não variam. A técnica de espectrofotometria também se baseia numa comparação com padrões para a identificação dos nutrientes contidos na solução.
Como é feita essa comparação da solução para definir os padrões?
Escolha uma:
a.
De forma geral é utilizada uma solução padrão contendo diferentes concentrações que possuem sua absorbância determinada.
b. De forma geral é utilizada uma fórmula de correção contendo diferentes concentrações que possuem sua absorbância determinada.
c. De forma geral é utilizada uma solução onde o padrão é próximo ao soluto analisado contendo diferentes concentrações que possuem sua absorbância determinada.
d. De forma geral é utilizada uma solução padrão contendo diferentes níveis de nutrientes que possuem sua absorbância determinada.
e. De forma geral é utilizada uma tabela de correção padrão contendo diferentes concentrações que possuem sua absorbância determinada.
Respostas
De forma geral é utilizada uma solução padrão contendo diferentes concentrações que possuem sua absorbância determinada. Correto
A opção que melhor explica a construção de uma curva-padrão é a letra (a)
O que é uma curva padrão?
Uma curva padrão é construída a partir da medição de um sinal/resposta de soluções padrões de concentração conhecida (C). No caso da questão apresentada, o sinal/resposta é a absorbância (A).
Lei de Lambert-Beer
A lei de Lambert-Beer pode ser utilizada para relacionar a absorbância com a concentração
A = a.b.C
Onde,
A = Absorbância
a = Absortividade (característico para cada analito e comprimento de onda)
b = Caminho óptico
C = Concentração do analito
Construção da curva padrão
A relação da absorbância com a concentração, para determinadas faixas, possui comportamento linear. Com isso, medindo a absorbância de amostras de concentrações diferentes, podemos utilizar uma regressão linear com os dados obtidos, obtendo uma equação de 1º grau (y = ax + b). Para uma curva padrão, teremos:
A = aC + b
Onde,
A = Absorbância
a, b = coeficientes angular e linear, respectivamente
C = Concentração do analito
Com isso, a opção (a) é a que melhor representa a construção de uma curva-padrão, visto que utiliza-se " uma solução padrão contendo diferentes concentrações que possuem sua absorbância determinada"
Veja mais sobre equações de primeiro grau em: https://brainly.com.br/tarefa/53921640
#SPJ2