Quando discutimos a inter-relação entre economia e o meio ambiente, não podemos deixar de falar nos danos causados por essa combinação, que são danos ambientais. Assim, a economia ambiental procura identificar e resolver os problemas dos danos ambientais ou, como podemos resumir, da poluição, que é o principal dano ambiental associado ao fluxo de resíduos. BOECHAT, Andréia Moreira da Fonseca. Economia e Sociedade. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Sobre os danos ambientais causados pela atividade econômica, analise as afirmativas a seguir: I. Os danos ambientais podem ser causados por poluentes antropogênicos que são originários na própria natureza, como é o caso de partículas de erupções vulcânicas, névoa salina e pólen. II. Os danos ambientais podem ser causados por poluentes naturais que são resultantes da ação do homem, além de todos os resíduos associados ao consumo e à produção. III. As fontes de poluição podem ser agrupadas em dois tipos, primeiro de acordo com a sua mobilidade e segundo de acordo com a sua identificabilidade. IV. A poluição pode ser definida como a presença de matéria ou energia cujas natureza, localização ou quantidade causam efeitos considerados indesejados ao meio ambiente.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Respostas
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Página 191 do livro Economia e Sociedade.
Alternativa 3 : III e IV, apenas.
III. As fontes de poluição podem ser agrupadas em dois tipos, primeiro de acordo com a sua mobilidade e segundo de acordo com a sua identificabilidade.
IV. A poluição pode ser definida como a presença de matéria ou energia cujas natureza, localização ou quantidade causam efeitos considerados indesejados ao meio ambiente.
Pág. 190 livro de Economia e Sociedade - Unicesumar
A afirmação I está errada pois os danos ambientais podem ser causados por poluentes naturais que são originários na própria natureza, como é o caso de partículas de erupções vulcânicas, névoa salina e pólen; e por poluentes antropogênicos que são resultantes da ação do homem, além de todos os resíduos associados ao consumo e à produção (resíduos químicos gerados a partir de certos processos industriais).