Sabemos que só pode ser considerado desenvolvido o país que obtiver crescimento econômico associado ao aumento do bem-estar de seus cidadãos, através da diminuição das desigualdades regionais, redistribuição da renda e redução dos níveis de desemprego, conseguindo assim promover a melhoria geral da qualidade de vida de seus cidadãos. Assinale a opção correta, que contêm os principais fatores que influenciam o desenvolvimento econômico de um país.
Respostas
Olá, amigo(a)!
Deixarei as mesmas considerações para você.
Abaixo, segue o restante da questão.
(...)
A Utilização intensiva de recursos naturais; processos produtivos obsoletos; não eficiência organizacional; baixos índices de produtividade.
B Qualidade e quantidade dos recursos produtivos disponíveis; estabilidade política e institucional; dinamismo dos agentes econômicos, proporcionando eficiência organizacional.
C Índices de produtividade baixos, exaustão de recursos naturais, eficiência organizacional; ausência de estabilidade política e institucional.
D Estabilidade política, instabilidade institucional; carência de recursos produtivos; ausência de eficiência organizacional, utilização intensiva de recursos naturais.
E Dinamismo dos agentes econômicos, proporcionando eficiência organizacional, insuficiência dos recursos produtivos disponíveis, estabilidade política e institucional, ausência de eficiência organizacional.
Para haver desenvolvimento econômico, é preciso:
crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) - soma de todas as riquezas (bens de consumo e serviços) produzidas no país;
gastos governamentais - o que representa uma injeção de dinheiro na economia nacional. Como consequência destes gastos, a iniciativa privada pode gerar mais empregos. Exemplo: contratação de supermercados para abastecer (alimentos e produtos de higiene) as escolas estaduais de um determinado estado.
gastos privados - principalmente com investidores internacionais. Na prática, estes investidores abrem empresas e geram milhares de empregos para o país.
controlar a inflação - com a inflação controlada, o poder de compra do consumidor permanece alto, o que favorece ao consumo de mais qualidade.
Gabarito:
"B Qualidade e quantidade dos recursos produtivos disponíveis; estabilidade política e institucional; dinamismo dos agentes econômicos, proporcionando eficiência organizacional".
Força e Honra!