Respostas
Sustentação, movimentação, equilíbrio e proteção de órgãos vitais. É dividido em axial (ossos da cabeça e tronco) e apendicular (ossos dos membros superiores e inferiores).
Esqueleto é um nome genérico dado a estruturas de sustentação, principalmente de seres vivos, podendo ser usado também em outras áreas, como engenharia e construção. Há três principais tipos de esqueletos de seres vivos:
Exoesqueleto ou esqueleto externo - presente em artrópodes, como formigas, aranhas, e caranguejos, e em alguns outros invertebrados, como as conchas de alguns moluscos. Seu principal componente é a quitina, um polissacarídeo associado a outros grupos amino.
Endoesqueleto ou esqueleto interno - presente por exemplo em vertebrados, como peixes, gatos e humanos. Exemplo: esqueleto humano. Os esqueletos internos são formados por ossos, sendo estes órgãos compostos predominantemente por tecido ósseo verdadeiro e, em menor proporção, por outros tipos de tecidos
Hidroesqueleto ou esqueleto hidrostático - consiste em cavidades preenchidas por fluidos, presente em equinodermos como estrela-do-mar, anelídeos como a minhoca e nematóides, entre outros invertebrados.