Marcar a opção abaixo que indica de modo correto o motivo de muitas pessoas desprezarem a filosofia como uma forma de conhecimento humano na cultura
Respostas
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-a-filosofia-nos-ajuda-a-viver-melhor/
Resposta:
A maioria das pessoas estão envolvidas na busca imediata da sobrevivência e portanto não conseguem fugir da determinação da atitude prático-utilitarista que a cultura e a sociedade lhes impõem.
Explicação:
Ou seja, nós ficamos dentro do pequeno universo, dentro de uma bolha, dentro de um Matrix, preocupados com o trabalho, a faculdade, as redes sociais, as atividades cotidianas e não percebemos nem criticam o que acontece ao nosso redor.
A filosofia incomoda, pois ela questiona o modo de ser das pessoas, das sociedades, do mundo. Discute as práticas política, científica, técnica, ética, econômica, cultural e artística. Não há área onde ela não se meta, não indague, não perturbe. E, nesse sentido, a filosofia pode ser perigosa ou subversiva, pois pode virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo.
"Vivemos em uma época que tudo está pronto. As pessoas não querem raciocinar, não querem ver o que certo e errado, apenas deixar-se levar pelos outros. Uma historia inlustrara melhor:
Os elefantes são muito forte, conseguem empurra coisas imensas, pesam toneladas. Mas ficam preso em uma simples corda, algo que poderia fugir a qualquer momento, a questão é que os elefantes não sabem que cresceram, pois quando eram menor não tinha força suficiente para rebentar a corda, então não tenta mais.
E é assim que a população, elas não vêem o quanto pode fazer e deve fazer, apenas acomoda-se esperado alguém a liberta-las da vida ruim. E a filosofia é grande álibi para muda a cabeça da população, mas as pessoas estão acostuma-das com tudo pronto, é como um grande e forte elefante que se rende a apenas uma simples corda."
“Filosofia? Ah, esses conceitos são muito complicados pra (sic) mim” ou “eu não sou inteligente o bastante para falar disso”.
“Filosofia? Sexo dos anjos”; “filósofo é tudo vagabundo que não trabalha” ou “nunca vi filosofia trazer comida pra casa”.