1- Qual era a visão de Francos Bacon sobre o Método Científico
2- Bacon denomina preconceitos de ídolos ilusões humana que impedem a humanidade de caminhar na direção do conhecimento verdadeiro. Por que ele afirma tal pensamento?
3- Leia o texto: O criticismo ou racionalismo crítico. Faça um entendimento
4- Explique o estado natural em Hobbes
5- Como Hobbes distingue o direito de natureza e a lei da natureza
6- Explique o estado natural em Locke
7- Explique o estado natural em Rosseuau
8- Qual é o argumento de Hobbes em o Contrato Social e o nascimento da cidade civil
9- Na opinião de Locke o que dá origem ao Estado Civil
10- Segundo o tratado sobre o governo civil, Locke afirma:
11- O que Rosseau defende em o contrato social e o ideal da Democracia
12- Quais as três espécies de governo em Montesquieu? Explique cada um
Respostas
Trabalho de Filosofia
1)_ O método de Bacon exige que os cientistas façam observações, formem uma teoria para explicar o que foi observado e depois teste a validade de suas respostas, á partir de experimentos. Assim, se forem verdadeiros os resultados poderiam então ser enviados para revisão e constatação de outros cientistas, sendo assim os três estágios descritos em sua obra “Novum Organum”, que é a observação, dedução e experimentação.
2) Durante o século XVIII, Iluminismo francês a abordagem não metafisica de Bacon tornou-se bem influente, como já se sabe o Iluminismo foi um movimento filosófico, artístico, histórico e cientifico revolucionário, que rompeu com a doutrina dominante do catolicismo, trazendo um olhar antropocêntrico as questões e influenciando o homem a tomar aas rédeas da sua existência, pode-se então relacionar tal movimento a opinião e teoria de Bacon, de que pelo conhecimento da natureza e pelo uso de instrumentos, o homem pode governar ou direcionar a natureza para produzir resultados definitivos, assim, ao buscar o conhecimento da natureza, o homem alcança poder sobre ela, e assim restabelece o “Império do homem sobre a criação”, considerando que se o mesmo não temer a ciência, ela o levará a “razão correta e religião verdadeira”.
3) O racionalismo critico é o sistema filosófico proposto por Karl Raimund Popper para o conhecimento cientifico.
Este diz basicamente, que não existe uma verdade a menos que ela seja provada e comprovada, para assim todo o conhecimento, ideologia ou teoria seria facilmente desconsertada do que de fato veridificada, fazendo da ciência racional suscetível a erros a menos que ela seja submetida a experimentação e analise por todos os pontos possíveis.
Tal teoria pode ser vista também em pensamentos de filósofos como Bacon e Descartes.
4) Segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens sãos maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.
5) O homem não é inimigo das bestas ou feras, o homem é inimigo do próprio homem e em um estado natural, onde a única lei é a de que não há leis, não existe propriedade privada, mas sim a perpetuação da vontade, tornando o homem arma de guerra, quando se trata não só de subsistência, mas do livre arbítrio e da ausência de consequências, tornando tudo licito e conveniente.
Sendo assim, seria a lei da natureza e da força, onde o mais forte vence, aquele que está melhor preparado, nesse tribunal o justo é o que convém, quando convém e de acordo com nenhuma justiça, levando assim a morte ou ao pensamento de Hobbes da necessidade de um contrato social para que o caos não se letifique, ou seja o direito de natureza de todo homem a vida e ao exercício da lei, cumprindo com normas e deveres, estabelecendo assim a paz entre os homens.
6) Para John Locke, o Estado de Natureza não é apenas uma construção teórica, ele sempre existiu. Locke entendia que no estado de natureza as pessoas eram submetidas ás leis da natureza o que era possível, porque elas eram dotadas de razão. Nesta lei da natureza cada individuo poderia fazer o papel de juiz e aplicar a pena que considerasse justa do infrator. Na teoria de Locke não haveria uma guerra generalizada. De acordo com o direito natural, o ser humano tem direito sobre sua vida , liberdade e bens.
7) Ao contrario de Hobbes e Locke, Rosseau era favorável ao estado de natureza, em sua concepção, o ambiente natural seria como se fosse criado para servir as necessidades do homem, havendo de ter poucas preocupações e o isolamento inibiria aspectos como a ânsia de poder e glória, uma vez que estes dependem das opiniões alheias: “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”.
A instituição da propriedade privada seria o marco do fim da liberdade natural encontrada no estado de natureza.
8) Contrato social: seria a atitude dos homens de abrir mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de promover a ordem social.
9) A igualdade entre os homens, livre arbítrio, saúde e posses.
10) É necessário que os homens tenham direitos e cumpram com deveres legais, tendo também sua liberdade, direito de possuir bens e segurança, não ferindo seus semelhantes ou os negando tais direitos.
11) Rosseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social.
12) Republicano: é aquele em que o povo, ou parte dele, governa.
Monárquico: quando um homem governa segundo suas leis fixas e estabelecidas, sendo assim, “ o príncipe é a fonte de todo poder politico civil”.
Despótico: governo sem leis e sem regras, decidindo tudo com base em seu desejo. “Um homem cujos os cinco sentidos dizem incessantemente que ele é tudo e os outros nada são, é naturalmente preguiçoso, ignorante e voluptuoso”.