Respostas
Foi uma guerra travada em território europeu, que teve diversos motivos como: rivalidades entre os países, religião, dinásticas, território e comércio. A Guerra dos Trinta Anos é tida como um dos conflitos mais violentos da história mundial, deixando cerca de 8 milhões de mortos.
As rivalidades entre países católicos e protestantes e assuntos constitucionais de países germânicos impulsionaram o conflito. As rivalidades religiosas entre os protestantes e católicos foram o motivo principal, porém, também houve um grande motivo político quando o Reino da Suécia em aliança com França recrutaram um grande poderio militar para frear o crescimento de poder da Casa de Habsburgo.
Uma das principais consequências foi o fim do Sacro Império Romano Germânico, separando em pequenas nações germânicas, com exceção da Prússia e Áustria. Todos esses estados germânicos estavam abalados economicamente. Também foi cravada a soberania da França no continente europeu e o declínio do poder da casa de Habsburgo.