A Política Nacional de Assistência Social-PNAS de 2004 apresenta as diretrizes para efetivação da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. Todas as ações desta politica pública estão pautadas nesta premissa. BARETA, A.; CUNHA, M. C. A. B.; CURI, S. D. C. Gestão do Sistema Único da Assistência Social e o trabalho com família. Maringá: Unicesumar, 2016. (adaptado). Considerando o enunciado, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: A PNAS/2004 vai priorizar em seu texto o trabalho com indivíduos para que esse possa se integrar na sociedade. Alternativa 2: A PNAS deve ser revista a cada quinquênio para que seu texto seja condizente com o momento político em vigência. Alternativa 3: A Proteção Social é uma responsabilidade de cada município, pois ele deve buscar a acolhida e apoio nos órgãos públicos. Alternativa 4: O trabalho social com famílias pode ser desenvolvido na política de assistência social, a partir de equipes de referências tanto da saúde como da assistência social. Alternativa 5: Está contida na PNAS/2004 a responsabilidade em garantir a segurança da acolhida, da sobrevivência, do convívio e vivência familiar, como responsabilidade da Política de Assistência Social.
Respostas
Olá!
A alternativa 5 está correta.
Bem, o compromisso desse instrumento em escala nacional, deve buscar a proteção e o combate as mazelas que prejudicam a vida digna dos indivíduos.
Além disso, a Política Nacional de Assistência Social está ligada ao âmbito da seguridade social, ou seja, ela transforma as ações diretas e os pressupostos da constituição de 1988 para os princípios e definições para implementar as diretrizes para a proteção da família.
Até mais!
Resposta:
Alternativa 5:
Está contida na PNAS/2004 a responsabilidade em garantir a segurança da acolhida, da sobrevivência, do convívio e vivência familiar, como responsabilidade da Política de Assistência Social.
Explicação:
inicio da pag.152. mas a pag. seguinte também reforça essa alternativa.