A Teoria Estruturalista representou um verdadeiro desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação em direção à Teoria das Relações Humanas, representando, também, uma visão crítica da organização formal. Sobre esta teoria foram feitas as seguintes afirmações:
Respostas
A Teoria Estruturalista que surgiu como um desdobramento de autores que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas.
Inspirando-se na abordagem de Max Weber, onde o objetivo era atravessar as fronteiras da organização, passando a reconhecer a interdependência da mesma com o ambiente. A organização é um sistema aberto que se relaciona com o ambiente externo e com outras organizações.
Enquanto a Teoria Clássica se concentrava na organização formal e a Teoria das Relações Humanas somente na organização informal, os estruturalistas apostaram no relacionamento entre ambas as organizações: a formal e a informal com abordagem múltipla.
uma das ideias centrais da teoria estruturalista é a existência do homem organizacional:
Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o “homo economicus” e a Teoria das Relações Humanas "o homem social", a Teoria Estruturalista enfoca o "homem organizacional", àquele que desempenha diferentes papéis em várias organizações.